No seu mais recente plano de incentivo à mobilidade elétrica, o Governo austríaco anunciou que os veículos elétricos serão beneficiados com um limite de velocidade superior ao dos carros com motor de combustão nalgumas das autoestradas do país.

Ou seja, ao invés de entrar pelo caminho da repressão nos modelos alimentados a combustíveis, o governo liderado por Sebastian Kurz aposta na concessão de benefícios aos eletricos na tentativa de incrementar as vendas de automóveis daquele género na Áustria. Um desses benefícios é o da velocidade máxima, sendo-lhe dada a possibilidade de circular a 130 km/h nalgumas das vias contra os 100 km/h dos demais automóveis.

A benesse será atribuída em vias conhecidas como IG-L, o que em alemão representa ‘Immissionsschutzgesetz-Luft’, ou seja, vias em que existe uma lei de controlo de emissões, sendo que a circulação normal é de 130 km/h, mas nos dias em que a concentração de poluentes na atmosfera é maior o limite máximo é reduzido para 100 km/h.

Como os veículos elétricos não emitem quaisquer emissões poluentes na condução, a lei de adaptação do limite de velocidade inferior não se aplicaria a esses. É desconhecido se os veículos Plug-in híbridos estão abrangidos por esta decisão.

Mas esses não são os únicos elementos benéficos para os utilizadores de veículos elétricos, já que também a circulação pelas faixas reservadas aos transportes públicos (BUS) passa a ser autorizada, assim como a criação de uma norma de estacionamento gratuito para este tipo de automóveis.

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