M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Fazer mergulho junto à destroços tornou-se uma atração turística bastante procurada nos últimos anos. Navios ou aviões afundados têm muitas vezes a história de uma tragédia por trás, ou são resultado de um conflito bélico. Mas a presença destes restos de metal fabricado num ambiente natural fazem um contraste muito atrativo para mergulhadores. É por isso que o reino do Bahrain está a planear criar um parque temático subaquático, é que a atração principal é um avião afundado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Dive Bahrain vai ser um parque temático que vai ocupar 100 mil metros quadrados nas águas territoriais deste país árabe, no Golfo Pérsico. Para criar a atração principal, um Boeing 747 vai ser colocado no fundo do mar, para poder ser visitado por mergulhadores. Esta não é a primeira vez que um avião é propositadamente afundado para o turismo, pois já existem atrações semelhantes nas ilhas Marshall (território americano no Oceano Pacífico) e na Turquia. Para tornar o espetáculo mais interessante para os visitantes, vai incluir uma exposição de arte, uma réplica de uma casa de mercadores de pérolas e recifes de coral artificiais.

Para atrair turistas com preocupações ecológicas, houve algum cuidado para reduzir o impacto ambiental do avião no fundo do mar. Todas as superfícies vão ser tratadas com detergentes biodegradáveis, capazes de remover todos os óleos, poeiras e líquidos poluentes. Também vão ser retiradas todas as cablagens, borrachas, plásticos e qualquer material que contenha químicos tóxicos. Isto deve ser suficiente para garantir que o Dive Bahrain não vai afetar negativamente a vida marinha local.