Base de Monte Real pode tornar-se aeroporto civil num futuro próximo

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Marinha Grande pode ser a próxima localidade do país a ter um aeroporto comercial. A Câmara Municipal local publicou um estudo sobre a viabilidade comercial de converter a Base Aérea de Monte Real para tráfego aéreo comercial. Esta infraestrutura é usada atualmente de forma quase exclusiva pela Força Aérea Portuguesa, como Base Aérea n.º 5, albergando duas esquadras.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O relatório da Câmara Municipal da Marinha Grande defende que um aeroporto local seria capaz de atingir uma taxa de rendibilidade de 8 a 10 por cento, e que este é um valor semelhante a aeroportos do mesmo tipo e com as mesmas dimensões. Para transformar a Base Aérea para uso pela aviação civil, a Câmara teria que investir na expansão do espaço habitual, mas o investimento seria recuperado ao fornecer à zona centro uma estrutura acessível à população da região.

Embora seja uma base aérea militar, Monte Real já foi usadas para voos comerciais, de forma bastante limitada. O destaque vai para as visitas oficiais do Papa, que nos últimos anos aterraram na base em algumas ocasiões, devido à proximidade física ao Santuário de Fátima.