a carregar vídeo

A atmosfera de Marte não é tão densa como a da Terra, pelo que há uma dúvida a responder para garantir o sucesso de futuras missões: será que uma aeronave pode voar em Marte? A NASA fez as contas e acredita que sim, por isso vai enviar um pequeno helicóptero na próxima missão ao planeta vermelho, com lançamento previsto para julho de 2020.

O Mars Helicopter vai ser uma pequena aeronave com rotores, e vai viajar em conjunto com o próximo veículo de exploração Mars Rover, com o objetivo de demonstrar a viabilidade do uso de veículos mais pesados que o ar. Mas a NASA está confiante no sucesso do projeto, antecipando grande interesse no futuro de novas missões para criar aparelhos ainda mais eficientes para voar na atmosfera marciana.

O helicóptero começou a desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, tendo como resultado final um aparelho que pesa apenas 1800 gramas, com uma fuselagem ligeiramente maior que uma bola de ténis, e duas hélices que vão poder rodar a 3000 rotações por minuto, dez vezes mais que um helicóptero terrestre. A NASA descreveu este projeto como tão revolucionário como o primeiro voo motorizado feito pelos irmãos Wright.