M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A firma de aviação H55, que antes apenas desenvolvia sistemas de propulsão, fez o voo de batismo do seu primeiro avião elétrico. O Bristell Energic, que vai ser produzido em série pela BRM Aero, vai permitir a novos pilotos aprenderem a pilotar uma aeronave sem fazer qualquer poluição.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Concebido como aeronave de treino para novos pilotos, o Bristell Energic destina-se a escolas de voo e associações de pilotos baseadas em pequenos aeroportos e aeródromos. O Bristell Energic vai ser capaz de voar durante cerca de 90 minutos, suficiente para uma aula de uma hora. Para isso, usa uma bateria de 50 kWh de capacidade, suficiente para fazer com que os 90 kW (122 cv) de potência máxima do motor levantem o avião elétrico, que tem um peso de 850 kg e uma carga máxima de 200 kg. A bateria demora uma hora a ser carregada num posto de carregamento rápido.

A H55 desenvolveu todo o sistema relacionado com a propulsão e controlo do seu novo avião do Bristell Energic. Isso inclui o propulsor, fonte de energia, gestão do sistema, entrega de potência, interface do piloto e sistemas de controlo de voo. A empresa suíça costuma desenvolver os sistemas para facilitar a certificação a nível europeu, trabalhando com a autoridade suíça de aviação. A sua pesquisa vai ser usada para acelerar o desenvolvimento de aviões e táxis elétricos, e embora este seja um avião com hélice, o sistema vai ser compatível com veículos elétricos capazes de descolar e aterrar de forma vertical (modo VTOL).

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