M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um iate é uma embarcação de recreio que não está ao alcance do comum dos mortais. Logo, cada iate é uma peça de arte exclusiva, feita à medida do seu proprietário. Entre os vários construtores destas peças de arte, um dos nomes que mais se destaca é o da Arcadia, um construtor tão exclusivo que costuma revelar ao mundo os seus novos modelos no Festival de Cannes, onde pode encontrar muito dos seus potenciais clientes. O Arcadia A105 é uma das suas mais recentes criações.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Embora não seja o maior iate na sua gama (uma honra que cabe ao A115), o A105 não deixa de ser uma embarcação especial. A Arcadia ficou conhecida por criar designs onde se esbate a fronteira entre a cabine e o convés, dando origem a um espaço onde os passageiros podem se sentir igualmente confortáveis em qualquer ponto do iate. A nova equipa de design da empresa italiana, a Hot Lab, evoluiu o design de 30 metros da Arcadia, com janelas maiores que privilegiam a iluminação natural, um convés superior de maiores dimensões e um melhor aproveitamento do espaço interior. O convés junto à popa tem espaço suficiente para albergar 10 passageiros, com mais 12 no salão.

A Arcadia oferece duas configurações base para o A105, “mediterrânica” e “tropical”. Ambas têm as mesmas dimensões, com 31,5 metros de comprimento e um deslocamento de 134 toneladas. Fibra de vidro e alumínio são usados profusamente, para baixar o peso total da embarcação, que recorre a um motor V8 de 1000 cv de potência. A sua velocidade máxima é de 17 nós, para passeios confortáveis. Embora tenha espaço para 22 convidados, se quiser fazer viagens mais longas, tem apenas oito camas de casal, mais cinco para a tripulação. Painéis solares com uma capacidade de 4,2 kW são usados para fornecer energia a todos os elementos elétricos do iate.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.