Aos 10 anos de existência, a marca Gocycle tem um modelo que se dobra verdadeiramente. Mas perguntarão os mais atentos: ‘então os outros modelos não se dobram?’ Digamos que os outros modelos têm sistemas que permitem que fiquem com um tamanho mais reduzido, mas para quem precisa de dobrar a bicicleta com regularidade, são sistemas que não são nem rápidos, nem práticos.

Agora sim, com a nova GX a dobrar o quadro e a usar simples mas funcionais fechos rápidos, em poucos segundos temos uma bicicleta dobrada pronta para ser arrumada ou a rolar como um trólei usando o selim como pega. Só é pena termos de usar uma fita de velcro para a manter compacta, é uma solução um pouco arcaica para uma bicicleta tão inovadora.

Quanto ao resto, é a reconhecida excelência da marca. Uma bicicleta assistida eletricamente, com uma elevada qualidade de construção, bastante leve, o que nos permite usá-la mesmo com o motor desligado, sem que fiquemos com a sensação de termos estado a rebocar uma âncora.

Mas a experiência é francamente melhor com o motor de 250 watts ligado, a sua potência chega e sobeja para nos pôr a andar seja por onde for, sem temores ou hesitações. A autonomia vai dos 30 ao 65 quilómetros e é inversamente proporcional ao desnível do nosso percurso e ao esforço físico que queiramos fazer. Para carregar totalmente a bateria — que pode ser retirada da bicicleta — precisamos de 7 horas ou eventualmente 4, caso usemos um carregador rápido opcional.

Para sabermos o nível de carga da bateria, encontramos no guiador uma linha de luzes vermelhas que vão progressivamente diminuindo ou usamos a aplicação Gocycle Connect que é fornecida juntamente com a bicicleta. No telemóvel, via app, podemos ficar a saber não só a bateria que nos resta, mas também a velocidade média e instantânea, quilometragem parcial e total, calorias gastas, tempo de viagem, mas mais importante ainda, é aqui que fazemos a escolha do desempenho do motor. Entre os diversos modos disponíveis, existe um personalizável que permite-nos otimizar a bicicleta à nossa utilização.

Mas nem só a rolar vive uma bicicleta e quando precisamos de travar podemos contar com o sistema hidráulico e os travões de disco da GX. Para além de permitirem uma travagem muito suave, transmitem uma grande segurança, que é mesmo o que queremos sentir quando vamos a 25 km/h e temos de parar. Mas atenção ao piso húmido, a confiança que a bicicleta transmite é tanta que é preciso ter um cuidado redobrado nesta situação, porque os pneus de origem não são os mais aconselháveis para este tipo de condições.

O sistema de transmissão Shimano Cleandrive de 3 velocidades manuais é outra das mais-valias, a parte “suja” da bicicleta composta pela pedaleira, cassete e corrente, está dentro de uma caixa, o que é um benefício evidente. Por um lado, impede que sujidades se acumulem no sistema, o que ajuda ao seu bom desempenho, por outro, evita que nos sujemos com óleo, o que é quase inevitável que aconteça nas bicicletas que não contam com este tipo de proteção.

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Ao considerarmos a compra deste modelo é preciso levar também em linha de conta que os para-lamas e as luzes — acessórios fundamentais para quem pretende usar a bicicleta nas mais diversas condições — não estão incluídos no modelo base e terão de ser adquiridos como extras.

Em jeito de resumo, podemos dizer que a Gocycle GX, mantém o melhor que a marca tem vindo a fazer e, com este novo modo de dobragem, dá um passo em frente para se afirmar como uma das principais opções no segmento das bicicletas dobráveis topo de gama.

Gocycle GX disponível na Bikezone
Preço aprox.: 3200€

Texto: Miguel Vieira

Fotos e vídeo: Fernando Marques

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