Além do Concept i4, a BMW apresentou também um novo logótipo que está a ser paulatinamente integrado em todos os materiais a lançar ao longo de 2020. As mudanças são ligeiras, mas ajudam a traçar uma nova identidade para a companhia bávara.

A primeira vez que este novo logótipo foi usado foi no Concept i4, que estava agendado para o Salão de Genebra, mas que acabou por ser mostrado digitalmente depois do cancelamento daquele. Este novo logótipo adota uma imagem mais vetorizada em detrimento da tridimensionalidade.

Grande novidade é a remoção do anel exterior em preto, passando as letras ‘BMW’ a figurar assim na mesma cor da carroçaria quando aplicado no Concept i4. Além disso, apenas se nota a supressão dos efeitos 3D, enquanto as cores azul e branca são mantidas – essas são as cores da Baviera, local de nascimento da companhia germânica.

Hélice? Nem por isso

Num artigo publicado no seu site oficial sobre o logótipo e o seu historial, a BMW faz questão de revisitar um velho mito – o de que o seu logótipo representa, simbolicamente, uma hélice um antigo avião. De acordo com a própria marca, essa noção não se coaduna com a verdade.

“Durante muito tempo, a BMW esforçou-se muito pouco para corrigir o mito de que o seu logótipo é uma hélice”, refere Fred Jakobs, do BMW Group Classic, reforçando que não se trata de uma hélice, embora a ideia não esteja totalmente desprovida de sentido. Isto porque num anúncio publicitário de 1929, o emblema da marca surge sobreposto sobre uma hélice de um avião, com os seus quatro quadrantes coloridos a marcarem uma imagem forte que perdura até aos dias de hoje.

“Esta interpretação tem sido comum ao longo de 90 anos, pelo que entretanto adquiriu uma certa justificação”, acrescentou Jakobs. Já as cores azul e branca são as cores do estado da Baviera e mantêm-se inalteradas nesta atualização da marca alemã.