O ‘casamento’ entre os dois grandes grupos automóveis alemães para o desenvolvimento de novas tecnologias de condução autónoma parece assim estar em suspenso por tempo indeterminado, não havendo qualquer data para um possível reatamento do trabalho conjunto. Ao longo dos últimos anos, tinha-se assistido a uma maior conjugação entre as duas companhias, rivais por tradição no segmento Premium, para reduzir custos de tecnologias que poderiam beneficiar ambas as partes, mas os efeitos da pandemia de Covid-19 – com necessidades distintas de alocação financeira – estarão no cerne desta decisão.
Contudo, “ambas enfatizam que a cooperação pode ser retomada numa data posterior” e reforçam que tanto a Mercedes-Benz, como a BMW têm uma abordagem relativa à segurança e aos benefícios da condução autónoma para o cliente que “continuam altamente compatíveis”.
Os dois grupos estão a trabalhar separadamente nas suas tecnologias de condução autónoma, mas ambas as partes chegaram à conclusão de que, não só não se conseguiram levar a cabo as reuniões necessárias com os parceiros tecnológicos sobre o ‘mapa’ de desenvolcimentos a percorrer no futuro, como também perceberam que “as condições atuais de negócio e económicas” não favorecem o investimento inerente à criação de uma plataforma de tecnologia partilhada.
Tanto Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG, como Markus Schäfer, homólogo na Daimler AG e Mercedes-Benz AG, coincidem na observação de que o momento não era o mais indicado para prosseguir a colaboração.
“A nossa atual geração de tecnologia oferece um potencial muito forte e sustentável: com sensores extremamente potentes e poder de computação elevado, o nosso sistema modular robusto coloca-nos numa posição excelente para oferecer aos nossos clientes aquilo de que precisam por muitos anos”, refere Fröhlich, enquanto Schäfer refere que “para preparar os futuros desafios de um ambiente em rápida mudança, estamos também a sondar outras possibilidades com parceiros fora do setor automóvel”.Cooperação permanece na mobilidade
Garantida está a continuidade do esforço conjunto noutros campos, como no da mobilidade partilhada, no qual ambas as marcas decidiram no ano passado criar uma força conjunta, ao abrigo da plataforma NOW, com os seus múltiplos serviçõs, o mais famoso do qual o ShareNOW, que coloca os veículos de ambas as marcas em utilização nalgumas das mais importantes capitais mundiais.