About SHARE NOW *** Rent a car anywhere and anytime - that’s SHARE NOW. As the market leader and pioneer of free-floating car sharing, SHARE NOW has over four million members and is represented in 30 major cities globally with over 20,000 vehicles, 3,200 of which are electrically powered. From registration through the rental process, all steps are performed digitally via a smartphone app. SHARE NOW provides a sustainable solution for urban mobility and, as part of a range of mobility options, contributes significantly to reducing vehicular congestion in cities: Each SHARE NOW vehicle replaces up to eight privately-owned cars in urban traffic, and at the same time is used up to six times more frequently. Today, SHARE NOW is present in Europe and North America with BMW, Mercedes-Benz, MINI and smart vehicles and continues to expand its market leadership in free-floating car sharing. SHARE NOW is one of five mobility services under the joint venture of the BMW Group and the Daimler AG, founded in 2019.
O protocolo de cooperação entre os Grupos BMW e Mercedes-Benz AG para o desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma da próxima geração foram postas em suspenso temporariamente. Segundo um comunicado oficial, as duas compahias chegaram a acordo para concentrarem os seus esforços nos seus atuais programas de desenvolvimento, abrindo também a ‘porta’ para outras parcerias com outros parceiros.

O ‘casamento’ entre os dois grandes grupos automóveis alemães para o desenvolvimento de novas tecnologias de condução autónoma parece assim estar em suspenso por tempo indeterminado, não havendo qualquer data para um possível reatamento do trabalho conjunto. Ao longo dos últimos anos, tinha-se assistido a uma maior conjugação entre as duas companhias, rivais por tradição no segmento Premium, para reduzir custos de tecnologias que poderiam beneficiar ambas as partes, mas os efeitos da pandemia de Covid-19 – com necessidades distintas de alocação financeira – estarão no cerne desta decisão.

Contudo, “ambas enfatizam que a cooperação pode ser retomada numa data posterior” e reforçam que tanto a Mercedes-Benz, como a BMW têm uma abordagem relativa à segurança e aos benefícios da condução autónoma para o cliente que “continuam altamente compatíveis”.

Os dois grupos estão a trabalhar separadamente nas suas tecnologias de condução autónoma, mas ambas as partes chegaram à conclusão de que, não só não se conseguiram levar a cabo as reuniões necessárias com os parceiros tecnológicos sobre o ‘mapa’ de desenvolcimentos a percorrer no futuro, como também perceberam que “as condições atuais de negócio e económicas” não favorecem o investimento inerente à criação de uma plataforma de tecnologia partilhada.

Tanto Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG, como Markus Schäfer, homólogo na Daimler AG e Mercedes-Benz AG, coincidem na observação de que o momento não era o mais indicado para prosseguir a colaboração.

“A nossa atual geração de tecnologia oferece um potencial muito forte e sustentável: com sensores extremamente potentes e poder de computação elevado, o nosso sistema modular robusto coloca-nos numa posição excelente para oferecer aos nossos clientes aquilo de que precisam por muitos anos”, refere Fröhlich, enquanto Schäfer refere que “para preparar os futuros desafios de um ambiente em rápida mudança, estamos também a sondar outras possibilidades com parceiros fora do setor automóvel”.

Cooperação permanece na mobilidade

Garantida está a continuidade do esforço conjunto noutros campos, como no da mobilidade partilhada, no qual ambas as marcas decidiram no ano passado criar uma força conjunta, ao abrigo da plataforma NOW, com os seus múltiplos serviçõs, o mais famoso do qual o ShareNOW, que coloca os veículos de ambas as marcas em utilização nalgumas das mais importantes capitais mundiais.