O conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia está a levar algumas marcas automóveis a reverem os seus planos de produção. Marcas como a BMW, Ford ou a Volvo anunciaram já a interrupção na exportação de novos veículos para a Rússia, mas também constrangimentos na produção em solo europeu devido a problemas no fornecimento de componentes.

A BMW revelou que irá interromper a exportação de veículos para a Rússia, parando também a produção naquele país, “em resultado da atual situação geopolítica”, embora não tenha tomado qualquer tipo de posição política.

Ao mesmo tempo, constrangimentos no fornecimento de muitos componentes deverão obrigar a marca bávara a travar a produção noutros pontos da Europa, com a Reuters a adiantar que não são conhecidos mais detalhes.

Antes, a Volvo tinha sido a primeira marca a anunciar a interrupção da sua operação na Rússia, citando as dificuldades logísticas no país, nomeadamente as sanções impostas por diversos países e blocos económicos à Rússia, que visam penalizar a operação de guerra do exército russo. A medida também foi tomada pela marca de camiões Volvo Trucks, esperando assim a interrupção das vendas sem limite de tempo em solo russo.

Ford e Daimler Truck condenam violência

Também a americana Ford anunciou que as suas operações no mercado russo vão sofrer um travão, com Jim Farley, CEO da companhia, a adiantar que “estamos profundamente preocupados com a invasão da Ucrânia pela Rússia e com a segurança do povo ucraniano. Com efeitos imediatos, a Ford vai suspender as nossas operações limitadas na Rússia e tomar medidas para apoiar o Fundo de Apoio Global à Ucrânia” (com uma doação de 100.000 dólares já garantida).

“A situação levou-nos a reavaliar as nossas operações na Rússia. Nos últimos anos, a Ford tem vindo a reduzir substancialmente as suas operações na Rússia que se focam exclusivamente na produção de veículos comerciais e vendas na Rússia através de uma pequena participação na joint venture Sollers Ford. Dada a situação, informámos hoje os nossos parceiros que estamos a suspender as nossas operações na Rússia, com efeitos imediatos e até nova decisão”, acrescenta o post da Ford.

No mesmo sentido, a Daimler Truck, que tem uma parceria com a russa Kamaz, recorreu às redes sociais para condenar publicamente a invasão da Ucrânia pelo exército da Rússia, anunciando a paragem das suas operações.

“Estamos profundamente chocados com a violência militar na Ucrânia e muito preocupados quanto às ameaças à paz e estabilidade na Europa. Defendemos claramente a cooperação pacífica global e rejeitamos claramente qualquer forma de força militar”, lê-se num dos posts publicados pela Daimler Truck no Twitter.

“Decidimos suspender as nossas atividades negociais na Rússia com efeito imediato e até nova decisão. Estamos a monitorizar a situação de forma próxima e vamos rever a nossa decisão regularmente”, finaliza.

https://mobile.twitter.com/DaimlerTruck/status/1498230835299983362

A invasão da Rússia à vizinha Ucrânia está a ser ferozmente combatida pelos militares e civis ucranianos, que tentam fazer face ao poderio do exército de Vladimir Putin. Em reação, a Rússia tem já sofrido pesadas sanções financeiras, económicas e desportivas.