O português Carlos Tavares vai ser o CEO da Stellantis, empresa que irá resultar da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, ficando-se a conhecer também a composição integral do Conselho de Administração dessa nova companhia, que será uma das maiores do setor automóvel a nível mundial.

Tal como já havia sido estabelecido através do Acordo de Combinação, anunciado a 18 de dezembro de 2019, o Conselho de Administração da Stellantis será composto por 11 membros, sendo que a maioria dos diretores não-executivos são independentes.

Segundo comunicado conjunto, esses “administradores independentes são oriundos de diversas atividades profissionais e trazem consigo novas perspetivas e experiências significativas e relevantes, em consonância com o espírito dinâmico e inovador que caracteriza a criação desta nova empresa”.

A FCA e o seu acionista de referência, Exor, nomearam cinco membros (incluindo John Elkann como Presidente) e o Groupe PSA, juntamente com dois dos seus acionistas de referência (EPF/FFP e BPIfrance) nomearam cinco membros (incluindo o Diretor Sénior Independente e o Vice-Presidente). Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA e também da Stellantis, será também membro do Conselho de Administração.

A composição completa do Conselho de Administração da Stellantis será a seguinte, sujeita à aprovação, por voto, dos acionistas.

Assim, além de Elkann (Presidente) e de Tavares (CEO), a Stellantis terá um Conselho de Administração composto por Robert Peugeot (vice-Presidente), Henri de Castries (Diretor Sénior Independente), Andrea Agnelli (Diretor Não-Executivo), Fiona Clare Cicconi (Diretora Não-Executiva), Nicolas Dufourcq, (Diretor Não-Executivo), Ann Frances Godbehere, (Diretora Não-Executiva), Wan Ling Martello (Diretora Não-Executiva), Jacques de Saint-Exupéry (Diretor Não-Executivo) e Kevin Scott (Diretor Não-Executivo).

A conclusão da fusão proposta deverá ocorrer até ao final do primeiro trimestre de 2021, estando sujeita às condições previamente acordadas para a conclusão do Acordo de Fusão.

O Grupo PSA integra as marcas Peugeot, Citroën, DS Automobiles, Opel, Free2Move (enquanto fornecedora de mobilidade), enquanto o FCA integra a Fiat, Abarth, Chrysler, Lancia, Alfa Romeo, Maserati e Dodge, entre outras).