Um condutor britânico ficou sem carta de condução e impedido de conduzir durante um ano depois de ter sido apanhado em vídeo a saltar por cima de uma rotunda ao volante de uma carrinha comercial.

As imagens, captadas por um motociclista, Andy Daynes, e publicadas pelo SWNS, mostram como o jovem Ryan Lamb, de apenas 18 anos, conduz a sua Citroën Berlingo de forma errática, não conseguindo abrandar convenientemente para abordar uma rotunda na estrada A11. Como efeito, acaba por levantar voo por uns quantos metros, sem que tenha sofrido lesões graves (apenas cortes e nódoas negras) ou causado outros acidentes.

Ainda assim, presente a tribunal em Norwich, o jovem, que na altura do acidente tinha 17 anos, refutou a acusação de que estivesse a conduzir de forma perigosa. No entanto, foi mesmo considerado culpado pelo juiz por condução perigosa, sendo-lhe retirada a carta de condução e impossibilitado de voltar a tirar a licença por 12 meses. Além disso, numa série de sanções acessórias, será obrigado a passar um teste de condução mais longo, pagando ainda coimas para diferentes entidades no total de 395 libras esterlinas e 80 horas de trabalho comunitário.

Em declarações citadas no site The Independent, Daynes explica que ficou “chocado” quando viu o desenrolar dos acontecimentos, mas, em defesa do automobilista, esclarece que se trata de “uma má rotunda, ele simplesmente não a viu porque ia tão depressa. Ele simplesmente não reparou na aproximação da rotunda”.