O Tesla Model Y está prestes a tornar-se no automóvel mais vendido do mundo em 2023, de acordo com os dados preliminares apresentados pela JATO Dynamics, assinalando a primeira vez que a marca e um elétrico assumem aquele estatuto. O Toyota RAV4 deverá ficar na segunda posição.

A Tesla tem no Model Y o seu modelo de maior sucesso, tendo matriculado em 2023 um total de 1.2 milhões de unidades, sendo fácil perceber a sua supremacia quando se atenta no total de vendas da marca – 1.81 milhões de unidades. Agora, assume também o estatuto de modelo mais vendido do mundo, segundo os dados já compilados pela JATO Dynamics, empresa dedicada à análise e estudos de mercado no setor automóvel.

Faltando apenas alguns mercados para se ‘fecharem’ os dados relativos a 2023, os valores preliminares recolhidos pela JATO dão conta de uma posição inacessível para o Model Y, com os tais 1.23 milhões de unidades vendidas entre janeiro e dezembro de 2023, sendo um aumento de 64% em comparação entre 2023 e 2024.

“O aumento das vendas globais do Model Y não tem precedentes, especialmente para um veículo que se encontra entre os dez mais vendidos. O que a Tesla conseguiu alcançar com o Model Y num espaço de tempo tão curto é simplesmente notável”, refere o analista Felipe Munoz, da JATO Dynamics.

Este SUV compacto liderou as vendas nos mercados da Europa e da China, que são aqueles em que os veículos elétricos têm mais peso. De acordo com a Associação Chinesa de Construtores Automóveis (CAAM), foram matriculadas 456.000 unidades em 2023, aumentando 45% face a 2022. Na Europa, o valor total ascende a mais de 255 mil unidades do Model Y, cerca de 19 mil acima do segundo modelo mais popular do continente, o surpreendente Dacia Sandero.

Como explicação para este resultado, Munoz aponta também os cortes de preços operados pela marca americana para a sua gama de automóveis mais acessíveis. “O preço médio de venda de um Tesla Model Y em novembro de 2023 foi inferior em 18% e 23% face ao custo médio de um VE na Alemanha e nos Estados Unidos da América, respetivamente. O corte dos preços ao longo do ano em combinação com a reputação da Tesla como um fabricante de elétricos fiáveis e competitivos ajudou a alimentar a elevada procura”, afirmou.

Com este resultado, a Toyota perde a posição de liderança no ranking, com o RAV4 e o Corolla a caírem para as outras posições do pódio.

“A Toyota tem uma forte presença a nível mundial, com o RAV4 (um SUV) e o Corolla (um automóvel compacto) a tornarem a marca atrativa com uma oferta diversificada. No entanto, ambos os modelos carecem de opções elétricas puras, oferecendo apenas alternativas híbridas. Embora a Toyota ainda tenha tido um ano forte em 2023, o RAV4 e o Corolla são simplesmente incapazes de competir no mercado de carros elétricos, que está a tornar-se cada vez mais estabelecido e importante na Europa e na China”, explica Munoz.

O RAV4 deverá ser o segundo modelo mais vendido do mundo, com 1.07 milhão de unidades, até acima do valor do ano passado (1.02), quando liderou o mercado global. Com todos os tipos de carroçaria incluídos, o Corolla ocupou o terceiro lugar, de acordo com os dados preliminares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.