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Carros épicos para levar o isolamento social à letra

BAC Mono Este monolugar para usar na estrada foi lançado em 2011. E uma nova geração do radical desportivo britânico estava planeada para a edição deste ano do salão automóvel de Genebra, mas foi adiado. Sabe-se que será mais leve e potente que o modelo que sairá de cena e que recorre a um novo motor de 2,3 litros a debitar expressivos 332 cv. O preço rondará os 200 mil euros.
Vanderhall Speedster Nos Estados Unidos, o conceito tem adeptos e o mercado respondeu com o lançamento de produto menos elitista. O Vanderhall Speedster, com apenas três rodas, é uma espécie de versão low-cost do requintado roadster Venice. O modelo recorre a motor sobrealimentado, de origem Chevrolet, a debitar 180 cv, associado a uma transmissão automática. O preço ronda os 26 mil doláres, cerca de 23 mil euros.
Porsche 718 RSK Um dos Porsche de competição mais raros. O 718 RSK Spyder, produzido na década de 50 em edição limitada a apenas 34 unidades, fez furor com o seu motor de 1.5 Twin-Cam de quatro cilindros boxer, montado em posição central. E nem os Ferrari com os seus potentes V12 estavam a salvo… Um exemplar (com o chassis #718-031) foi o primeiro a ser leiloado em quase meio século, ultrapassando os 3 milhões de euros.
Dodge Challenger SRT Demon O Challenger SRT Demon é aquilo a que se chama um verdadeiro ‘drag-racer’, com tração traseira e uma potência de 852 cv, extraídos do mesmo motor HEMI V8 de 6.2 litros do Hellcat. Entre as especificações técnicas, destaca-se a redução de cerca de 100 kg no peso do conjunto, dieta conseguida à custa de muitos cortes, dispensando-se até os bancos dos passageiros. O Demon tem apenas lugar para o condutor.
Lamborghini Egoista Em 2013, para assinalar 50 anos de existência, a Lamborghini apresentou este radical protótipo extravagante – Lamborghini Egoista. Com design inspirado num helicóptero Apache, motor 5.2 V10 a debitar cerca de 600 cv e construção ultraleve em fibra de carbono, o Egoista tem apenas um lugar ao centro do cockpit, imitando também aqui a configuração de um caça. Apesar de totalmente funcional, o mais radical de todos os Lamborghinis reside no museu da marca em Sant’Agata Bolognese, Itália.

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Os radicais monolugares são, talvez, os desportivos que melhor representam o famoso ideal, quase egoísta, do prazer de condução. Um formato purista, claramente em vias de extinção, que privilegia as sensações e a ligação direta entre o homem e a máquina.

Do radical BAC Mono ao colecionável Old Mother Gun, estes são automóveis pensados e produzidos com uma única missão: garantir incríveis momentos de condução desportiva… e a solo!