Casas novas poderão ter postos de carregamento obrigatórios no Reino Unido

16/07/2019

O Reino Unido poderá vir a estabelecer a obrigatoriedade de instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos nas novas habitações que venham a ser construídas no futuro, numa medida que pretende impulsionar a adesão à eletromobilidade.

A informação, partilhada pelo site britânico Auto Express, indica que esta é uma medida prevista pelo Departamento dos Transportes, estando em consulta pública para uma possível passagem à prática. Caso esse seja o caso, as empresas de construção civil serão obrigadas a instalar pontos de carregamento para os veículos eletrificados, dispensando a instalação de wallboxes ou de outras medidas alternativas de maior complexidade para os proprietários das casas e dos veículos.

Além disso, está também em curso por parte do Governo britânico uma aposta forte na tecnologia de carregamento sem fios, tendo anunciado recentemente que pretende investir cerca de 40 milhões de libras esterlinas em projetos que promovam os carregamentos ‘wireless’ ou postos de carregamento que se elevem do solo para tornar mais práticos os carregamentos das baterias.

Os projetos de utilização dos veículos elétricos como suportes da rede pública elétrica (comummente apelidados de ‘vehicle-to-grid’ ou V2G) também estão a ser analisados, com a possibilidade de os carros a bateria fornecerem a sua energia para a rede nas horas de pico, recuperando-a num horário de vazio.