A mobilidade do futuro foi o tema central de um evento que juntou na Alfândega do Porto alguns dos maiores especialistas mundiais em tecnologias para a área automóvel. Antever o futuro da mobilidade e o seu impacto na vida das pessoas e também na organização urbana foi o tema central da Conferência Internacional da Mobilidade (CIFMOB), que decorreu em paralelo com o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico.

Conjugando as ideias de autonomia de condução e modularidade de veículos, Frank M. Rinderknecht é um dos visionários que antevê um novo molde de utilização para o automóvel, podendo não só conduzir-se sozinho, mas também, partindo de uma plataforma única como base, ser costumizado de acordo com as necessidades de momento do utilizador, seja particular ou empresarial.

Desde sempre ligado à indústria automóvel, fundador da conceituada marca Rinspeed este empreendedor apresentou a sua visão do veículo do futuro e de como, cada vez mais, o automóvel terá “comportamentos” semelhantes aos de, por exemplo, um smartphone que tem que receber atualizações e de como isso poderá ser impactante no cidadão comum. Nesse mesmo sentido, a adoção de um veículo como um ‘skate’, com módulos intermutáveis, especializados para funções distintas, como o transporte de passageiros ou de mercadorias.

Nesta perspetiva, a cidade, tal como a conhecemos hoje, poderá ter os “dias contados”, pelo menos na visão de Ludwig Engel, arquiteto que se define como um futurista e urbanista e que na sua visão do futuro apresenta o automóvel e a cidade a comunicarem continuamente. O desaparecimento das ruas, tal como são hoje, a forma como o transporte será organizado, as redes de partilha, tudo isso poderá ser uma realidade num curto espaço de tempo, tornado as atuais ruas e mobilidade obsoletas.

Já no salão dedicado a veículos mais ecológicos foram apresentadas as mais recentes novidades do mercado, em termos de automóveis híbridos, elétricos e Plug-in, assim como outros equipamentos destinados à mobilidade e à distribuição de energia para o automóvel. Neste cenário, à medida que o mercado cresce, muitos dos operadores de fornecimento de energia para a mobilidade começam também a ajustar as suas ofertas para a temática, como é o caso da Galp.

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico teve 13.628 visitas, sendo um dos eventos em clara expansão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.