M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os automóveis usados por chefes de estado têm uma história própria. Muitos deles estão ligados a eventos das histórias dos seus países, pois reis e presidentes usaram-nos para se deslocar a locais onde assinaram tratados para a guerra e para a paz, ou tiveram na sua companhia dignitários de vários outros países. Marcas como a Mercedes, Bentley ou Cadillac são as preferidas, mas há nomes para todos os gostos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Se lhe perguntassem se desejava sentar-se num carro onde já estiveram Barack Obama ou a rainha Isabel II, decerto que não iria querer perder essa oportunidade. Mas e se esse carro foi usado para transportar alguém como Adolf Hitler, Benito Mussolini ou Augusto Pinochet? Talvez, só para sentir por um momento o que essas pessoas viam todos os dias da janela do seu carro. Seja qual for o chefe de estado, as marcas aproveitam sempre esta publicidade gratuita para demonstrar a sua superioridade tecnológica, assim como a sua disposição para colocar todos os luxos possíveis dentro de um habitáculo.

Alguns carros foram usados durante décadas por mais do que um chefe de estado, mas existem aqueles que só foram usados uma vez, como o Lexus especial que levou os príncipes do Mónaco do seu casamento para a boda real. Ou então existem os presidentes que não querem ter um carro especial, como José Mujica, antigo presidente do Uruguai, que quis continuar a conduzir o seu velhinho e fiel Volkswagen Carocha mesmo quando estava no cargo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.