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15 carros com história usados por reis e presidentes

Mercedes Classe M "Papamóvel" - Usado pelo Papa A nova geração foi entregue a 2013 ao Papa Francisco por Dieter Zetsche, em substituição do modelo anterior, também um Classe M, usado desde 2002. No entanto, o atual pontífice tem rejeitado o uso do modelo com vidro blindado, usando carros diferentes conforme o país que visita. Nas deslocações dentro da cidade, já usou um Renault 4. O atual Papamóvel foi anunciado oficiosamente como estando à venda em 2016.
Cadillac One "The Beast" - Usado pelo presidente dos Estados Unidos Oferecido pela General Motors a Barack Obama, é hoje usado por George Bush. Embora pareça uma limusine Cadillac, na verdade tem o chassis e conjunto motriz do camião GMC Topkick, para lidar com o peso extra da blindagem. Também é à prova de gases externos. Estima-se que custou um milhão e meio de dólares.
Bentley Arnage State Limousine - usado pela Rainha Isabel II A Bentley forneceu dois exemplares deste modelo exclusivo para uso pela rainha Isabel II da Grã-Bretanha, com um custo estimado de 10 milhões de libras cada. Os dois carros foram construídos em 2002 e ainda permanecem ao serviço da Casa Real, mas têm sido pouco usados desde 2013, quando foram substituídos por um Mulsanne normal. Este já foi colocado à venda, num vulgar site britânico de veículos usados.
Aurus Senat - usado pelo presidente da Federação Russa Desde que o ZIL deixou de ser produzido que o presidente russo não podia andar num carro feito no seu país. Isso teve um fim este ano, quando Vladimir Putin recebeu o Aurus Senat, antes conhecido pelo nome de código Kortezh. Foi desenvolvido por um grupo industrial pertencente ao estado e ligado à defesa. Vladimir Putin foi o primeiro a usar o carro, que usa tecnologia Porsche e tem um custo de venda ao público de 10 milhões de rublos, ou 137 mil euros.
Mercedes-Benz 300 "Adenauer" - usado pelo chanceler da Rep. Fed. da Alemanha Foi o primeiro carro desenvolvido para o pós-guerra para o líder do estado alemão, que na altura era Konrad Adenauer. Assim, o modelo de luxo alemão ficou conhecido pelo nome deste estadista. Reza a lenda que, quando Adenauer voltou de uma visita de estado à Rússia, perguntou a Wilhelm Haspel, presidente da Daimler-Benz, se "não tem nada maior". O resultado foi o novo 300c, com mais 40 cm, que lhe foi entregue em 1955 e depois passou a estar disponível no catálogo.
Volkswagen Carocha - usado pelo presidente do Uruguai Quando José Mujica foi presidente do Uruguai, recusou todos os luxos associados ao cargo e manteve o uso da sua viatura pessoal, um "Fusca" (nome brasileiro do Carocha). Mujica, que ficou mundialmente famoso depois de uma reportagem da BBC sobre o seu estilo de vida, recebeu uma oferta de um xeque árabe para lhe vender o carro por um milhão de dólares. Mujica recusou, pois tinha sido uma prenda dos seus amigos.
Humber Pullman Landaulet - usado pelo rei de Tonga Este carro pertenceu a quatro chefes de estado. Herdade do rei Jorge VI da Grã-Bretanha pela sua irmã Isabel II, foi vendido à rainha Salote Tupou III da ilha de Tonga, no Oceano Pacífico. Acabou vendido na Austrália, mas o neto desta, o rei Siaosi Tupou V, tinha tantas saudades de ter andado nele quando criança, que o localizou, comprou e mandou restaurar na Nova Zelândia a tempo da sua cerimónia de coroação, gastando uma fatia considerável do orçamento de estado de 2008.
DS 7 Crossback - Usado pelo presidente de França Com poucas modificações, o SUV francês foi preparado para ser usado por Emmanuel Macron pouco tempo depois de assumir a presidência do seu país. A DS passou a ser a marca oficial da presidência francesa, e atualmente este é o carro mais luxuoso produzido por uma marca deste país.
Hongqi L5 - usado pelo presidente da Rep. Pop. da China A Hongqi é a marca de luxo do grupo automóvel chinês FAW, e tradicionalmente tem fornecido as limusines presidenciais. O atual modelo mantém um estilo retro, mas é uma viatura mais moderna, equipada até com o primeiro motor V12 desenvolvido na China, que foi entregue em 2014 ao atual presidente, Xi Jinping. Custa 5 milhões de renmimbi, ou 630 mil euros.
Toyota Century - usado pelo primeiro-ministro do Japão Tradicionalmente, um Toyota Century é o carro de estado do Japão. Ultimatemente, o primeiro-ministro Shinzo Abe tem usado o Lexus LS600 hL, com o qual o Century partilha a tecnologia. O motor híbrido é a principal novidade para esta nova geração, depois de 20 anos sem atualizações. O novo carro chegou recentemente ao mercado, pelo que Abe não tardará muito em usá-lo para substituir o Lexus.
Ford Galaxie XL - usado pelo presidente do Chile Numa visita oficial ao Chile, em 1970, a rainha Isabel II levou um Ford Galaxie descapotável. Como o carro já não era novo, já não quis levar o carro para casa e ofereceu como presente ao então presidente do Chile, Eduardo Frei. Após o golpe de estado encabeçado por Augusto Pinochet, uma das coisas do regime anterior que o ditador manteve foi o descapotável americano, que usava nas suas paradas militares.
Mercedes-Maybach S600 Pullman - usado pelo presidente do Quénia O presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, estava farto do seu Mercedes-Maybach Pullman, então comprou um carro novo... a mais recente geração do Mercedes-Maybach Pullman. Tal como o seu carro anterior, foi preparado para ser imune à maioria dos ataques terroristas, resistindo a explosões com 15 kg de TNT. Quando chegou ao Quénia, Kenyatta mandou retirar a matrícula e montar o brasão do seu país, o único carro que pode circular assim.
Lexus LS600h Landaulet - usado no casamento dos príncipes do Mónaco Depois de muitos anos como um solteirão, o príncipe Alberto II do Mónaco finalmente casou-se em 2011 com a nadadora olímpica Charlene Wittstock. Para a ocasião especial, a Lexus ofereceu uma limusine Lexus única, reforçada com fibra de carbono e aberta atrás para o casal poder ser visto nas ruas do Mónaco, ao mesmo tempo que o motor híbrido reduzia o ruído e a poluição da sua viagem.
Fiat 2800 Torpedo Reale "Alcinoo" - usado pelo rei de Itália O último carro usado pela monarquia italiana quando esteve no poder, o carro foi entregue ao rei Vítor Emanuel III em 1938, que o usou regularmente, mas também foi usado pelo seu filho, o príncipe Umberto, em funções oficiais. Mussolini apropriou-se do carro em 1940, que o usou para transportar dignitários estrangeiros, incluindo Hitler, Franco e o imperador Hirohito do Japão.
Lancia Stratos HF - usado pelo rei-em-exílio da Geórgia Jorge de Bagration era um dos pretendentes à coroa da Geórgia, depois da queda da monarquia, mas ficou mais conhecido como um dos heróis do automobilismo desportivo de Espanha. Bagration chegou a estar inscrito para um Grande Prémio de Fórmula 1, mas o presidente da federação espanhola perdeu a sua inscrição. Este Lancia Stratos permitiu-lhe ser campeão de Espanha de ralis em 1979 e 1981, e no ano seguinte ganhou o campeonato de circuitos, reformando-se das pistas logo de seguida.

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Os automóveis usados por chefes de estado têm uma história própria. Muitos deles estão ligados a eventos das histórias dos seus países, pois reis e presidentes usaram-nos para se deslocar a locais onde assinaram tratados para a guerra e para a paz, ou tiveram na sua companhia dignitários de vários outros países. Marcas como a Mercedes, Bentley ou Cadillac são as preferidas, mas há nomes para todos os gostos.

Se lhe perguntassem se desejava sentar-se num carro onde já estiveram Barack Obama ou a rainha Isabel II, decerto que não iria querer perder essa oportunidade. Mas e se esse carro foi usado para transportar alguém como Adolf Hitler, Benito Mussolini ou Augusto Pinochet? Talvez, só para sentir por um momento o que essas pessoas viam todos os dias da janela do seu carro. Seja qual for o chefe de estado, as marcas aproveitam sempre esta publicidade gratuita para demonstrar a sua superioridade tecnológica, assim como a sua disposição para colocar todos os luxos possíveis dentro de um habitáculo.

Alguns carros foram usados durante décadas por mais do que um chefe de estado, mas existem aqueles que só foram usados uma vez, como o Lexus especial que levou os príncipes do Mónaco do seu casamento para a boda real. Ou então existem os presidentes que não querem ter um carro especial, como José Mujica, antigo presidente do Uruguai, que quis continuar a conduzir o seu velhinho e fiel Volkswagen Carocha mesmo quando estava no cargo.