O único exemplar restante do Alvis de Grande Prémio esteve anos abandonado numa sucata de Coventry, no Reino Unido, e foi alvo de várias tentativas de restauro, mas só agora foi devolvido à sua forma original para comemorar o seu centenário, que irá acontecer em 2027.

O modelo está a ser restaurado pela The Alvis Car Company, a companhia original, após anos ao abandono numa sucata britânica de Coventry. Adquirido em 2006 pela Alvis, o processo de restauro foi meticuloso e exigente, obrigando a um aturado trabalho de pesquisa e de produção dos componentes idênticos aos originais, nalguns pontos tendo de reverter o trabalho levado a cabo por proprietários anteriores.

Pelo lado positivo, de acordo com a Alvis, a viatura de competição estava praticamente no seu estado original com apenas alguns componentes em falta, nomeadamente o capot, a suspensão traseira e o radiador.

Este carro causou sensação em 1927 quando surgiu com uma configuração mecânica bastante inusitada para a época: sem eixo dianteiro convencional, o sistema de direção utilizava quatro molas elípticas num arranjo independente único, tendo também um motor 1.5 sobrealimentado de oito cilindros na dianteira e caixa montada longitudinalmente. Assim, tinha dimensões absolutamente distintas da concorrência.

Porém, as escolhas técnicas fomentaram também uma grande falta de fiabilidade, com este a ser segundo dos dois carros produzidos e inscritos no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 1927, para o qual nenhum conseguiu partir devido a problemas mecânicos. A estreia oficial ocorreu então duas semanas depois, nas 200 Milhas de Brooklands, com este carro a qualificar-se em segundo pelas mãos de George Duller, logo atrás do carro ‘gémeo’, pilotado por Maurice Harvey. Nessa corrida, Duller ainda passou pelo comando, mas viria a desistir com um problema no motor à passagem da volta 52.

Anos de dormência

De regresso à fábrica, o carro foi totalmente desmantelado para se descobrir a causa, sendo que nunca mais voltou a equipar o motor original, ficando na posse da Alvis por cerca de uma década, sem qualquer utilização. Para libertar espaço na fábrica no final da década de 1930, a Alvis enviou este e mais dois carros de tração dianteira para um sucateiro, os Roach Brothers, em Coventry, com instruções estritas para desmantelarem os veículos e não os venderem… algo que os Roach Brothers ignoraram quando venderam o Alvis Grand Prix a um comerciante de motos, Bill Pitcher.

Empenhado em dar uma segunda oportunidade a este Alvis, Pitcher encontrou um motor e caixa de velocidades de 1929, provenientes de um Alvis TT ou de carros de Le Mans, mas não fiéis aos originais. A ideia do proprietário era converter o Alvis num carro de motor traseiro, num processo que nunca se concretizou. Depois, devido a problemas financeiros, vendeu o carro em redor de 1955, a um entusiasta da Alvis, Nic Davis, que levou o carro a diferentes locais do mundo, como a Austrália, Estados Unidos da América ou Papua-Nova Guiné.

Durante este período de tempo, o carro manteve-se no estado deixado por Pitcher, até 1990, quando Davis deu início a um processo de reconstrução que, embora sem estar completo, voltou a permitir ao Alvis com o chassis #2 movimentar-se pelos seus próprios meios, a 19 de abril de 2003. Foi a partir desse estado que Alan Stote, o atual proprietário da The Alvis Car Company, e Tony Cox, um perito nos Alvis de tração dianteira, adquiriram o carro, em 2006, com o processo definitivo e mais fiel a começar aí.

Para o efeito, recorreu-se ao parco material existente, como desenhos e fotografias de época, enquanto as novas ferramentas digitais proporcionaram a engenharia reversa para voltar a produzir novos componentes na sua fábrica ou em fornecedores do Reino Unido. Entre os elementos reconstruidos a preceito estão motor e caixa de velocidades, tomando o lugar das unidades similares, mas incorretas, aplicadas por Pitcher.

O restauro do Alvis Grand Prix é o mais recente feito da renovada marca britânica, seguindo-se à sua gama de seis modelos de ‘continuação’ e encomendas para os carros feitos de forma artesanal que se irã estender até 2025.

O carro vai ser apresentado publicamente no Automobile Council de 2023, entre 14 e 16 de abril, na cidade de Chiba, no Japão. O objetivo é voltar a colocar o Alvis em Brooklands na celebração do seu centenário, em 2027.

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