M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Em 1963, a Porsche lançou dois novos automóveis, o 911 e o 904, mas enquanto o primeiro se tornou um caso de sucesso que ainda hoje se mantém em produção após várias gerações, o segundo foi produzido em pouco mais que uma série limitada. Por isso, hoje, qualquer exemplar sobrevivente do Porsche 904 é considerado um modelo de coleção, como é o caso chassis número 12, que está à venda em leilão e pelo qual se espera obter quase um milhão de meio de euros, por ter na sua lista de proprietários o nome do ator americano Robert Redford.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Porsche 904, oficialmente chamado Carrera GTS, foi criado para ter um carro de corrida competitivo na categoria até 2000 cc até se poder criar uma versão de competição do 911. Enquanto o este estreava o motor boxer de seis cilindros, o 904 GTS continuava a usar o motor de quatro cilindros que já era conhecido dos modelos 550 e 356. Tinha 155 cv na versão de estrada e 180 cv na versão de competição, e era fácil conduzi-lo até à pista, montar as peças para fazer uma corrida e depois desmontá-las para regressar a casa.

O 904 número 12 foi exportado para os Estados Unidos em 1964 e o seu primeiro dono, Steve Earle, desistiu da compra e vendeu-o através do importador Otto Zipper a um novo cliente Steve Berg. Berg pediu à oficina de Zipper, a Precision Motor Car, para colocar o carro em competição, e embora tenha obtido bons resultados nas mãos de pilotos profissionais como Skip Scott (segundo na prova internacional Bridgehampton 500) e Denny Harrison (vencedor em duas provas dos SCCA Nationals), o piloto que mais corridas fez ao volante do carro foi o produtor televisivo Kurt Neumann (não confundir com o realizador mais famoso do mesmo nome), que trabalhou em séries como Quinta Dimensão, Peter Gunn ou Rawhide.

Em 1966, o carro passou para as mãos do ator Robert Redford, que o usou ocasionalmente como veículo pessoal durante quase dez anos. O ator não fez corridas com ele, e o 904 acabou por passar por vários donos durante as décadas seguintes, saindo dos Estados Unidos para a Bélgica nos anos 80. O seu dono da época, Stefan Talpe, retirou o motor original e colocou-lhe o de um 911, além de substituir a pintura prateado original por um tom de verde usado nos anos 60. O seu dono atual, que o colocou à venda na casa de leilões Bonhams, usou-o como clássico de passeio na Dinamarca.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.