M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um exemplar único no mundo, o Ferrari 250 GT SWB modificado por Piero Drogo e conhecido como “Breadvan”, ou “carrinha do pão”, é tão cobiçado que algumas pessoas não querem pagar o seu real valor para o comprar. Em vez disso, fica mais barato produzir uma cópia. E é isso que um entusiasta britânico pediu a Niels van Roij para fazer, usando a base de um Ferrari mais recente para criar uma versão de homanagem.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Ferrari Breadvan Hommage vai ser modificado pelo designer holandês, que já conta no seu portefólio com a única carrinha Tesla do mundo, uma nova carroçaria do tipo “shooting brake”, montada sobre o chassis do Tesla Model S. Neils van Roij também propôs uma versão moderna do táxi de Londres, mas a LEVC preferiu criar algo mais tradicional. Agora, a sua casa de design está empenhada em criar este novo Ferrari.

Enquanto a Ferrari 250 “Breadvan” original é uma presença regular nos principais encontros de automóveis clássicos de competição do mundo, a variante Homage vai ser feita para andar na estrada, mas deverá, de acordo com as especificações do cliente, “manter o romance da competição automóvel” no seu visual. O que não será muito difícil, pois o modelo que vai servir de base é um Ferrari 550 Maranello.

Produzido de 1996 a 2001, o Ferrari 550 Maranello estava equipado com um motor V12 de 5,5 litros e 485 cv. Embora fosse o Ferrari de produção mais potente, ficando apenas atrás do modelo especial F50, tem menos potência que qualquer Ferrari atual. Na época, conseguia atingir os 320 km/h e demorava 4,4 segundos a atingir os 100 km/h. A transformação numa “Breadvan” implica transformar completamente a secção traseira, incluindo o tejadilho e todos os painéis a seguir à porta.