M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Ter um Ford GT40 vencedor das 24 Horas de Le Mans em casa é o sonho de muitos colecionadores de automóveis. Mas os modelos originais estão fora do alcance da maioria das bolsas, por isso, muitos entusiastas encomendaram as suas réplicas, mais ou menos fiéis. Esta réplica não é completamente fiel, mas é um objeto de coleção mais exclusivo, pois trata-se de um dos poucos modelos feitos com base num kart, criado em 1968 por Francis Mortarini e construído pela sua empresa de carrinhos a pedais, a SCAF.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este Ford GT40 em miniatura foi produzido em pequenos volumes com a autorização da marca americana, e chegou a participar nos 24 Minutos de Le Mans, uma pequena corrida para crianças que se realizava na altura antes da prova principal e que regressou em anos recentes sob a forma da Little Big Mans, com o mesmo tipo de carros. Além do Ford GT40, a SCAF também construía outra réplica, do Ferrari 330 P2, o grande rival do GT40. Para se mover, o pequeno kart transformado em Ford usava um motor de um cilindro e 3 cv de potência, suficiente para ser conduzido em segurança por uma criança com idade entre os 7 e os 12 anos, os únicos com tamanho para caberem dentro da carroçaria.

Este carro foi comprado nos anos 70 e restaurado progressivamente. O motor original já não estava presente, e foi substituído por um propulsor semelhante mas mais moderno, da Briggs & Stratton, agora debitando 9 cv. Também tem um motor de arranque elétrico e modificado com um volante revestido a couro e faróis dianteiros e traseiros. O atual proprietário está a vendê-lo no site de leilões da RM Sotheby’s em janeiro, e espera receber entre 25 e 35 mil dólares por ele. Daria uma prenda de natal atrasada interessante.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.