M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
No início dos anos 80, uma geração cresceu a ver a série de televisão “Os Três Duques”, em que um grupo de foras-da-lei com bom coração fugia do corrupto mas inepto xerife Rosco P. Coltrane num Dodge Charger de 1969, capaz de dar grandes saltos sobre um precipício. Em 2005, uma nova geração teve finalmente a chance de ver o mesmo automóvel a dar os mesmos saltos espetaculares, num novo filme com um elenco de superestrelas. Mas não houve maior estrela que o carro.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para um automóvel que nunca esteve à venda deste lado do Atlântico, o Dodge Charger é um dos carros americanos mais cobiçado pelos portugueses fãs de filmes e séries de ação. O carro usado em ambas as encarnações de “Os Três Duques”, o Dodge Charger, era um modelo que podia ser facilmente transformado num desportivo, bastando para isso adquirir a versão R/T, com o motor Magnum V8 383 (de 6,3 litros e 335 cv), transmissão Hurst com caixa manual de quatro velocidades, pneus radiais BF Goodrich calçando jantes American Racing de 10 raios.

Este exemplar está à venda no site de leilões da Mecum, com um valor estimado entre 50 e 70 mil dólares (45 e 63 mil euros), e foi um dos carros usado pela equipa de duplos do filmes para fazer acrobacias. Mantém a decoração usada nas filmagens, incluindo a inscrição General Lee, o número 01 e a bandeira do exército confederado, que davam a identidade ao carro tanto no filme como na série de TV. Além destas decorações, tem um rádio CB (usado por camionistas nos Estados Unidos) e a buzina que toca a música “Dixie”. O Charger dos Três Duques está na mesma condição em que foi deixado no final do filme, precisando de reparações e retoques na pintura.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.