Originalmente construído em 1953, este Lancia Aurelia tinha sido deixado ao abandono, de tal como que o chão, as bases das portas, os guarda-lamas e até o túnel de transmissão tinham sido completamente corroídos pela ferrugem. Para reconstruir o chassis e a carroçaria, a equipa de mecânicos da Thornley Kelham teve que reforçar a estrutura para evitar que esta desmanchasse, para ser depois necessário fabricar painéis completamente novos. Depois desta reconstrução e da reparação de várias outras peças, foi finalmente pintado no bege original. Após dois anos e meio na oficina britânica, o Lancia Aurelia de 65 anos de idade ficou finalmente pronto para regressar à estrada.
Mas o anónimo novo proprietário do Lancia Aurelia não estava satisfeito. Sim, é verdade que o carro ficou pronto para andar na estrada. Mas o Aurelia foi também um dos carros desportivos de maior sucesso da marca italiana. Por isso, o seu dono queria levá-lo a um evento onde já foi competitivo: as Mille Miglia. Para isso, o preparador britânico teve que fabricar bancos Rally de Corsa completamente novos, montando ainda uma alavanca das mudanças da Nardi, que também forneceu os carburadores duplos e a entrada de ar no capot. As jantes são Borrani, semelhantes às usadas em competição nos anos 50. E, para provar que está pronto para enfrentar mais de 1500 quilómetros de estradas no norte de Itália, já fez 800 quilómetros sem parar.
FOTOS Ashley Border via Thornley Kelham Garage