M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Muitas vezes, as bandas de rock encontram o seu nome em algo simples e inesperado. Foi o caso de Neal Doughty, que em 1967 viu um poster de uma antiga carrinha pickup e achou que o nome do carro era ideal para a sua nova banda. Foi assim que uma quase desconhecida marca de veículos comerciais ficou para sempre imortalizada na banda REO Speedwagon.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A marca REO pode ter ficado quase esquecida, mas o seu fundador, Ransom Eli Olds, é uma das pessoas mais importantes na história do automóvel. Em 1901, era um dos sócios da marca Oldsmobile, e foi o primeiro a produzir em massa um automóvel, o Curved Dash, sete anos da sua ideia ser copiada por Henry Ford para o Model T. No entanto, após desavenças com os seus parceiros de negócios, saiu da Oldsmobile e fundou a REO Motor Car em 1905. Em 1912, um dos seus automóveis foi o primeiro a atravessar o Canadá de leste a oeste, de Halifax a Vancouver, mas foram os seus veículos comerciais, não os automóveis de turismo, que lhe deram mais fama.

Uma das suas criações de maior sucesso foi o modelo REO Speedwagon (ou Speed Wagon, para alguns puristas), a primeira pickup do mundo, que era o veículo de serviço preferido da maioria das empresas e serviços municipais dos Estados Unidos antes da Segunda Guerra Mundial. Lançada em 1915, foi esta pickup que salvou a marca da Grande Depressão, quando deixou de produzir carros de passageiros, e continuou a ser atualizada durante décadas. No entanto, algumas apostas erradas da marca, antes e depois da morte do seu fundador, e em 1954 a marca REO e o modelo Speedwagon morreram. As operações da REO passaram por várias mãos e a marca continuou a existir, entre 1967 e 2013, como parte da Diamond Reo.

Foi também em 1967 que Neal Doughty, então um estudante de engenharia na Universidade de Illinois, viu o poster da REO Speedwagon numa aula de história dos transportes, e resolveu adotar o nome para a sua nova banda, que tinha formado com uns amigos do dormitório, e que “roubou” a outro agrupamento musical. O primeiro álbum surgiu em 1971, e desde então os REO Speedwagon (ou R.E.O., para os puristas) venderam mais de 40 milhões de discos, entrando na tabela dos 40 mais vendidos em 13 ocasiões e dando origem a dois hits número 1, “Keep On Loving You”, em 1980, e “Can’t Fight This Feeling”, em 1985. Um duplo sucesso para um nome original, em das indústrias completamente diferentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.