M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Preston Tucker é uma figura lendária na indústria automóvel americana, e conseguiu atingir esse patamar de fama construindo apenas 51 automóveis. O Tucker ’48, também conhecido como Tucker Torpedo (um nome que nunca foi oficial), é um dos carros mais raros do mundo e da América, e embora quase todos tenham sido preservados e estejam identificados, é raro aparecer um à procura de um novo dono, encontrando-se à venda no site de leilões da RM Sotheby’s, esperando-se que seja vendido por 1,5 milhões de euros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este exemplar é um dos 25 que foram colocados à venda depois dos lóbis dos grandes construtores americanas obrigarem as autoridades bancárias a investigar a Tucker, efetivamente levando ao fim da marca. Identificado com o chassis 1040, foi vendido em leilão em 1950 como um dos cinco exemplares que foram enviados para a cidade de Minneapolis. Este automóvel teve apenas cinco donos durante toda a sua vida, chegando a receber uma pintura nova em 1959. O proprietário atual encomendou uma resturação completa em 1985 a Russ Brownell, o maior especialista do mundo na Tucker. Entre as alterações, aquele é um dos carros mais raros do mundo necessitou de um novo motor, recebendo uma unidade de reserva que também foi vendida quando a marca encerrou a sua atividade.

Preston Tucker queria fazer do Tucker Torpedo um automóvel especial. Depois de ter trabalhado na Cadillac e Pierce-Arrow, trabalhou com o lendário Harry Miller para construir uma série de carros de corrida, para participar nas 500 Milhas de Indianapolis com apoio de fábrica da Ford. Muitos destes carros continuaram a ser usados na prova americana depois da Segunda Guerra Mundial. Antes do conflito, o empresário americano tinha tentado vender um tanque ultrarrápido ao Exército, mas estes apenas demonstraram interesse numa peça específica, da qual se apropriaram sem compensar o inventor. Depois da guerra, criou o Tucker Torpedo, para o qual tentou instalar um motor de 9650 cc e um vidro dianteiro de grandes dimensões. No final, teve que instalar um motor de helicóptero da Bell, de 5,5 litros, modificado para aceitar refrigeração por água e acoplado a uma caixa de quatro velocidades de resistência reforçada.

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