Um estudo realizado no Reino Unido revela quais as coleções de automóveis mais valiosas do mundo, com o Sultão do Brunei, Hassanal Bolkiah, a ser o líder nesta tabela invejável. Logo a seguir à realeza, aparece o ícone do mundo da moda, Ralph Lauren.

A equipa de uma escola de condução britânica, a Bill Plant Driving School, analisou os valores estimados de diferentes coleções de automóveis do mundo, avaliando as ‘garagens’ de figuras como o Sultão do Brunei, Lionel Messi ou Floyd Mayweather.

Segundo este estudo, é o Sultão do Brunei que detém a coleção mais valiosa: com mais de 7000 exemplares, o valor total deverá superar os cinco mil milhões de dólares, embora haja alguma incerteza em relação ao número completo de veículos após informações de que alguns modelos tenham sido abandonados ou vendidos. Nessa coleção incluem-se diversos Ferrari, como os únicos F40 com volante à direita, Rolls-Royce, Lamborghini ou Porsche, entre muitos outros.

Depois, uma gigantesca diferença para o detentor da segunda coleção mais valiosa, que é pertença de Ralph Lauren, avaliada em 350 milhões de dólares. Na sua lista contam-se modelos emblemáticos como o Ferrari 250 GTO de 1962 ou um McLaren F1 LM da década de 1990.

Lawrence Stroll, pai do piloto de Fórmula 1 Lance Stroll e também acionista da Aston Martin, surge na terceira posição desta lista, com uma coleção avaliada em 185 milhões de dólares, sendo seguido pelo americano Jay Leno, com uma coleção de 150 milhões de dólares. Outra figura bem conhecida do mundo da televisão, Jerry Seinfeld, aparece na quinta posição, sendo conhecido adepto de modelos da Porsche, com uma coleção de 100 milhões de dólares.

Lionel Messi, jogador do Paris Saint-Germain, é o melhor desportista da lista, na sétima posição, atrás de David Letterman. De fora dos dez primeiros está Cristiano Ronaldo, que surge apenas colocado na 11ª posição, tendo a sua coleção de automóveis uma avaliação de 22,5 milhões de dólares.