A história da Citroën vai ‘invadir’ as ruas de Lisboa no próximo dia 7 de julho, com um desfile de veículos históricos que irá percorrer algumas das principais avenidas de Lisboa em celebração dos 100 anos da marca francesa.

Será no próximo dia 7 de julho que a Citroën Portugal irá celebrar o centenário da marca em solo nacional, com um desfile que partirá da sede da Citroën, em Sacavém, com rumo à Alameda Edgar Cardoso, junto ao Parque Eduardo VII, onde ficarão em exposição. De acordo com as indicações da Citroën, serão mais de 120 as viaturas participantes neste evento da capital portuguesa.

Composta, maioritariamente por automóveis clássicos, a gama em desfile abrangerá viaturas de todas as décadas, desde 1919 a 2019, algumas das quais produzidas em Portugal, na fábrica de Mangualde, bem como exemplares únicos e de relevo mundial.

A partida de Sacavém está marcada para as 15h30, com a caravana a percorrer, entre outras artérias, parte da 2ª Circular até ao nó que dá acesso à Av. Almirante Gago Coutinho, seguindo, depois, pelas Avenidas Estados Unidos da América, da República e Fontes Pereira de Melo até ao Marquês de Pombal, atingindo-se, assim, o destino final, a Alameda Edgar Cardoso, numa chegada prevista para as 16h00.

Ostentando a assinatura “Origins since 1919”, será este o palco de exposição para todas as viaturas, para que residentes e visitantes da cidade de Lisboa possam ter um contacto de maior proximidade com automóveis (e os seus proprietários). Aliás, os visitantes poderão conhecer os vencedores do “Concurso de Elegância” eleitos no período da manhã, constituído por quatro troféus “Escolha do Júri”, “Exemplar Mais Antigo”, “Exemplar Mais Original” e “Escolha do Público”, e observar os 2CV que partem para o Mundial na Croácia.

Citroën aos ‘molhos’

Os primeiros passos para a criação da Citroën foram dados em 1919 por André Citröen, dando azo a uma série de veículos que ajudaram os franceses e, mais tarde, outros países do mundo a suprirem as suas necessidades de mobilidade.

Estarão em destaque as viaturas fabricadas em Mangualde, na fábrica portuguesa do Groupe PSA, como os icónicos Citroën DS, Mehari e Ami, os inesquecíveis Dyane, Visa, AX, Saxo ou o eterno Citroën 2CV, destacando-se uma unidade especial do último dia de fabrico do modelo.

Mas haverá muitos outros cativadores de olhares e de sentimentos, como o raríssimo Citroën DS Henri Chapron Palm Beach (único exemplar no nosso país e uma das somente 30 unidades produzidas), um Traction “Arrastadeira” Coupé, também único em Portugal, um 2CV Sahara 4X4, um Type H Biblioteca, um Autocarro de 1929, um carro dos Bombeiros de Cacilhas de 1931 e muitas outras surpresas, como os 2CV Pop Cross e C1 do Troféu Learn & Drive.

Neste evento tão especial, a organização a cargo da Citroën Portugal, contará com o apoio dos mais reputados clubes de automóveis clássicos nacionais, como o ACP Clássicos, o Club Português de Automóveis Antigos, o Clube Clássicos Citroën Portugal e o Clube 2 CV/Dyane, detentores de alguns dos exemplares clássicos da Citroën que irão estar presentes no desfile.

Em termos de animação, os visitantes irão contar com muitos outros pontos de interesse, como a zona de street food em exemplares Citroën. Uma área mais comercial contará com a exposição da Edição de Colecionador “Citroën Origins”, composta pelos modelos C1, C3, SUV Compacto C3 Aircross, C4 Cactus e Grand C4 SpaceTourer.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.