A pandemia de Covid-19 alterou profundamente a forma de trabalhar de muita gente, não sendo os construtores de automóveis alheios a todas as dificuldades inerentes ao novo paradigma do teletrabalho. Mas, com muita criatividade e três miniaturas dos seus SUV, a marca conseguiu apresentar três vídeos divertidos e com recurso apenas à ‘prata da casa’. Literalmente.

A marca checa lançou o desafio a três profissionais das áreas da televisão e publicidade para filmarem pequenos filmes para os SUV Karoq, Kodiaq e Kamiq em situação de confinamento, com cada um dos autores a recorrer a um estilo diferente. Além da criatividade, os diretores usaram coisas tão simples como os seus sofás, mesa de jantar ou até o cão.

A primeira destas abordagens é a de Steffen Haars, ator e diretor de séries de comédia, que utilizou uma câmara digital e alguns itens insuspeitos de casa para filmar um Kodiaq. A história de um empregado em teletrabalho ganha uma nova roupagem através da sua câmara.

Já o publicitário Johan Kramer recorreu a uma visão mais retro ao filmar em Super 8 (fita de 8 mm). “As limitações são sempre ótimas para a criatividade. Adorei isso”, referiu, explicando o seu vídeo que pretendeu oferecer uma sensação de proximidade com as pessoas, “algo com que se pudessem relacionar”. Se Haars teve a ajuda da namorada, Kramer contou com o auxílio da filha e do cão… Paco. Além de todos os outros desafios inerentes à gravação, a escolha da solução Super 8 teve ainda uma complexidade adicional – “um grande desafio é que não temos um leitor de vídeo em casa para ver o que fizemos. O filme até foi revelado em casa, também: um amigo criou um mini-laboratório em casa”, confessou.

A terceira e última abordagem aos vídeos ‘caseiros’ da Skoda para os seus SUV é a do estúdio From Form, que recorreu à técnica de animação ‘stop-motion’, que consiste em filmar um plano de cada vez e simular o movimento ao agrupar as imagens obtidas. O estúdio fundado pelo duo holandês Jurjen Versteeg e Ashley Govers procurou conceder uma aura mais coincidente com a de um anúncio de automóveis, recorrendo à noção de escala e proporcionalidade.