A iniciativa resulta dos esforços conjuntos da marca e dos seus clientes que, nos últimos anos participam com os seus carros no já tradicional passeio de lazer da Ferrari, conhecido como ‘Cavalcade’, numa alusão simbólica ao cavalo do símbolo da Ferrari. Em poucos dias, a angariação de fundos já havia chegado ao milhão de euros, devendo continuar a crescer ao longo das próximas semanas.
Os primeiros fundos foram disponibilizados de imediato à cidade de Modena, local de nascimento de Enzo Ferrari, em 1898. A Azienda Unità Sanitaria Locale (AUSL), unidade de cuidados de saúde local pertencente ao Sistema Nacional de Saúde de Itália, irá utilizar essas verbas para ajudar nos tratamentos e para adquirir também material para ajudar na luta contra o Covid-19.
Uma parte dos fundos será utilizada na expansão da área de telemedicina, que permite o acompanhamento à distância dos cidadãos com possíveis sintomas de Covid-19 com recurso a aparelhos ligados a smartphones ou tablets por via de conexão Bluetooth. A AUSL de Modena já usa esta tecnologia com pacientes internados em lares de idosos que sofrem de problemas mentais e que tiveram testes positivos ao vírus.
A marca italiana já havia doado uma ambulância àquela unidade de saúde, mas está ainda a considerar medidas adicionais para ajudar a comunidade durante esta situação de emergência.