Atenta à situação do Covid-19, a Mazda está a ajustar a sua produção a nível global, tendo em conta o previsível decréscimo na procura e também à dificuldade no fornecimento de peças. Assim, irá parar a produção nas fábricas japonesas de Hiroxima e Hofu por 13 dias e funcionar em turnos diários por outros oito dias, implementando outras medidas de circunstância noutros pontos do mundo.

Em comunicado, a marca japonesa começa por expressar “a sua mais profunda solidariedade e preocupação para com todos aqueles que têm estado a sofrer com o novo surto de coronavírus, direcionando as suas sinceras condolências às famílias afetadas”, reconhecendo ao mesmo tempo os impactos que as medidas dos diferentes países têm implementado, entre “recolher obrigatório, suspensões das atividades de retalho e restrições de ações corporativas”.

Nesse sentido, a Mazda decidiu ajustar os volumes de produção nas suas instalações a nível global, fruto das dificuldades na aquisição de peças, da queda das vendas nos mercados externos e pela incerteza em termos de vendas futuras.

Assim, para as fábricas de Hiroxima e Hofu, a Mazda planeia suspender a produção por 13 dias e operar, ao longo de oito dias, apenas em turnos diurnos, no período compreendido entre 28 de março e 30 de abril. Além disso, a Mazda pretende transferir parte da produção originalmente programada para este período para o segundo trimestre do Ano Fiscal que termina a 31 de março de 2021, ou mesmo para mais tarde, estando a acompanhar de perto a situação, à medida dos seus desenvolvimentos. Durante esse período apenas as operações administrativas serão realizadas normalmente.

No que se refere às suas fábricas além-fronteiras, as instalações da Mazda no México ficarão paradas por cerca de dez dias, a partir de 25 de março, enquanto a AutoAlliance (Tailândia) irá suspender a produção num período similar, a partir do dia 30 de março.

No domínio das vendas, a Mazda irá manter as suas operações em determinados países, incluindo o Japão e a China. Nas restantes regiões, nomeadamente na Europa, serão tomadas as medidas apropriadas que respeitem as políticas que estão a ser implementadas para evitar a propagação do vírus, para minimizar o impacto nas operações de vendas e serviços junto dos seus clientes.