É talvez o maior exemplo de criatividade no que diz respeito ao desenvolvimento de ventiladores para efeitos médicos. A SEAT utiliza a um simples motor do limpa para-brisas para produzir um daqueles aparelhos que são determinantes na crise do Covid-19.

Em vez de automóveis, nomeadamente de novos SEAT Leon, a linha de montagem da fábrica de Martorell, em Barcelona, é dominada de forma inusitada, por outros aparelhos. Os ventiladores, muito necessitados para os pacientes em situação de saúde mais crítica, nascem naquela linha de produção, sendo esse processo de conversão um resultado do esforço conjunto de muitos dos colaboradores da marca catalã, que demonstraram a sua solidariedade em tempos de crise.

“A motivação de todas as pessoas envolvidas neste projeto é ajudar na forma como sabemos, que é produzir em massa, desta vez para salvar vidas”, segundo Nicolás Mora, da área de produção da SEAT Martorell.

Desde o início do surto do novo coronavírus e o aumento dos casos de infeção na Europa, mais concretamente em Espanha, que a SEAT começou a procurar formas de ajudar a combater a propagação do mesmo. Entre as medidas mais importantes está a criação de um dos materiais mais procurados pelos hospitais, os ventiladores. Uma equipa de engenheiros tratou de desenhar vários protótipos, 13 no total, até que o modelo final fosse produzido.

“Só de saber que tentámos ajudar a salvar uma vida, todo este trabalho terá valido a pena”, refere Francesc Sabaté, de I&D da SEAT.

A chave é o limpa para-brisas. Com engrenagens impressas na SEAT, eixos da caixa de velocidades e o motor adaptado de um limpa para-brisas, o projeto tornou-se numa realidade, com o OxyGEN a ser o produto final. Desenhado em colaboração com o Protofy.XYZ, os ventiladores estão a ser montados nas instalações da SEAT. Cada ventilador tem mais de 80 componentes eletrónicos e mecânicos e passa por um exaustivo controlo de qualidade com esterilização por luz ultravioleta.

De acordo com a marca, 150 colaboradores de diferentes áreas mudaram o seu local de trabalho habitual para montar os ventiladores onde costumavam ser montadas as partes do SEAT Leon, o que foi conseguido em apenas uma semana

A SEAT adianta ainda que um ventilador está atualmente a ser submetido a testes prolongados como parte do processo de aprovação.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.