Demonstrando uma vitalidade cada vez mais impressionante, a CUPRA revelou três novos protótipos de modelos que chegarão ao mercado até 2025, ao mesmo tempo que delineou uma estratégia de crescimento e de expansão para vários mercados mundiais, com a ambição já definida de cruzar as 500.000 unidades vendidas por ano muito em breve.

Lançada há pouco mais de quatro anos, a CUPRA tem um posicionamento cada vez mais forte no mercado europeu, tendo registado uma trajetória de crescimento sustentado ao longo dos últimos meses, apesar de eventos disruptivos como a pandemia de Covid-19 ou a crise dos semicondutores.

Até à data, a marca já entregou perto de 200.000 unidades, ao mesmo tempo que o seu volume de negócios passou de 430 milhões de euros, em 2018, para quase 2.2 mil milhões de euros em 2021, superando as expectativas da própria companhia. Este ano, a CUPRA pretende duplicar as suas vendas, o seu volume de negócios e rede global de CUPRA Masters e CUPRA City Garages.

O nascimento da CUPRA, em 2018, deu-se com alguns dos modelos de génese SEAT, como os Ateca e Leon, mas só com o Formentor, em 2021, é que a marca catalã mostrou as suas ‘cartas’ como companhia de ambições desportivas, com este SUV a revelar-se um sucesso com cerca de 100.000 unidades entregues globalmente. Proposto em versões eletrificadas e com motores de combustão tradicionais, é o modelo mais vendido da CUPRA. Mais recentemente, a CUPRA estreou o seu automóvel 100% elétrico, o Born, que tem por base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen e que aponta para a combinação entre eletrificação e performance.

A história irá prosseguir nos próximos três anos. Até 2025 a CUPRA terá entrado numa nova era com três novos modelos eletrificados – o CUPRA Terramar, o CUPRA Tavascan e o CUPRA UrbanRebel – bem como a sua gama totalmente renovada.

Terramar: Honrar uma história desportiva

O nome Terramar faz parte do legado desportivo de Barcelona. Na localidade de Sitges foi erigido um dos primeiros circuitos ovais da Europa e é, hoje, o único circuito do género na Península Ibérica, ainda que os seus dias de glória estejam definitivamente ultrapassados. Mas o legado e o carisma permanecem naquele mesmo local, que de fora não deixa perceber a imponência do seu interior e o grande desafio que, em tempos, lançou aos pilotos que ali competiram.

Criando uma ligação entre esse circuito e a sua gama, a designação Terramar foi aplicada para o futuro novo SUV eletrificado da CUPRA, cuja produção está já assegurada para a fábrica húngara de Györ (da Audi). Apesar da nova era na mobilidade, o Terramar estará disponível com versões de combustão interna, bem como uma nova geração de motorizações híbridas plug-in que oferecem cerca de 100 quilómetros no modo totalmente elétrico (e-Hybrid).

“Terramar é onde tudo começou para a CUPRA. O nosso novo SUV híbrido desportivo combina perfeitamente proporções arrojadas com um longo capot, enquanto a frente significa resistência revolucionária e a determinação de vencer”, afirmou Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA. “Pensando na forma como o condutor se vai sentir, proporcionamos uma experiência única com a tecnologia mais recente, graças ao interior orientado para o condutor. Conseguimos um SUV de 4,5 m de comprimento, com ADN CUPRA pronto para se destacar num dos segmentos mais competitivos”.

Adicionalmente, a marca terá mais um SUV, o Tavascan, que resume a visão eletrificada da CUPRA, com a promessa de fidelidade ao concept car de 2019. Alguns elementos de design foram fortemente sugeridos no CUPRA Tavascan Extreme E Concept 2021. Será com este modelo, a lançar em 2024, que a CUPRA chegará a novos mercados.

UrbanRebel: um rebelde para a cidade (e não só)

Em 2025, a CUPRA vai colocar o UrbanRebel no mercado, com base numa variante mais compacta da plataforma MEB-Small do Grupo Volkswagen, com tração dianteira para um veículo urbano emocional e de alta performance.

“O CUPRA UrbanRebel é o maior projeto da nossa empresa nos próximos anos, uma vez que é fundamental para a nossa transformação como marca totalmente elétrica. Estamos a liderar o desenvolvimento do cluster, a família de veículos que democratizará a mobilidade urbana sustentável, dentro das diferentes marcas do Grupo Volkswagen”, afirmou Werner Tietz, Vice-Presidente de Investigação & Desenvolvimento da CUPRA.

O veículo de 4,03 m de comprimento é um ‘herói’ de sustentabilidade, integrando polímeros reciclados avançados e materiais de base biológica para ultrapassar os limites do que é alcançável, e criar um veículo com maior consciência ambiental. É usada a combinação de 3D impresso e abordagens de fabrico em malha 3D com desenho paramétrico para melhorar o desempenho e a perceção de valor.

Este modelo conta com motor elétrico de 166 kW (226 CV) o que lhe permite uma aceleração desportiva de zero aos 100 km/h em 6,0 segundos e bateria de iões de lítio com autonomia de até 440 quilómetros.

Desenhado e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA UrbanRebel será lançado em 2025, estando prevista também a sua produção em Martorell, embora sujeita ao Programa de Recuperação e Transformação Económica (em espanhol, PERTE) para o Veículo Elétrico e Conectado (em espanhol, VEC).

“O UrbanRebel é mais do que apenas um veículo para a CUPRA. Este é o modelo que democratizará a mobilidade elétrica urbana. Emocional, sexy e divertido de conduzir e ao mesmo tempo acessível. Estamos a provar que os carros elétricos não têm de ser aborrecidos. Esta será a entrada da próxima geração na nossa gama”, disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, durante o Impulse Event.

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