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Custos de propriedade dos elétricos ao nível dos veículos a combustão

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Os automóveis elétricos começam a ter custos de propriedade e de operação realmente competitivos em comparação com os veículos alimentados a combustíveis fósseis, chegando mesmo a ser menos dispendiosos nalguns casos. A conclusão é do Índice Anual Car Cost Index 2020 da LeasePlan, que analisou o verdadeiro custo de posse de um automóvel – incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção – em 18 países europeus.

A última análise mostra que os veículos elétricos do segmento médio familiar (VE) têm agora custos competitivos quando comparados com os veículos a gasolina e diesel na maioria dos países inquiridos. Para efeitos da elaboração do índice, o “custo competitivo”, como apontado pela LeasePlan, é definido como uma diferença em que os veículos elétricos não chegam a ser 5% mais caros do que os veículos térmicos.

Aliás, de acordo com o mesmo estudo, em Portugal, no popular segmento médio familiar (tradicionalmente conhecido como segmento C), já é mais barato ter um elétrico do que um carro a gasóleo ou gasolina, com uma diferença de 100€ mensais (811€ elétrico, 910€ gasóleo e 1030€ gasolina).

Na edição de 2020 do estudo da LeasePlan, foi efetuada a média de custos dos primeiros quatro anos de propriedade, presumindo-se uma quilometragem anual de 30 000 quilómetros para os veículos a gasolina, gasóleo e elétricos. Para os segmentos utilitário e pequeno familiar compacto, o estudo indica que o custo mensal de propriedade de um carro tem valores de 651€ para os veículos a gasolina, 672€ para os veículos a gasóleo e 686€ para os veículos elétricos.

De forma natural, o estudo da LeasePlan elabora ainda que o custo de ter carro na Europa pode variar até 453€ por mês (com a Suíça no topo com 926€ e a Hungria a ser o país mais barato, com um carro a custar 491€/mês).

“A boa notícia é que os custos dos veículos elétricos (VE) estão a baixar e estamos a assistir ao desenvolvimento de um forte mercado de VE em segunda mão para os VE de qualidade usados”, começa por dizer Tex Gunning, CEO da LeasePlan, que também da conta de muito trabalho a fazer ainda para que os elétricos se espalhem ainda mais.

“A má notícia é que os governos não estão a fornecer as infraestruturas de carregamento necessárias para satisfazer a procura do mercado. Os decisores políticos nacionais e locais precisam de acelerar agora e investir numa infraestrutura de tarifação universal, acessível e sustentável para permitir que todos façam a mudança para VE. Apoiar a transição para a mobilidade elétrica é o melhor investimento que os governos podem fazer – os VE são bons para os condutores, bons para a qualidade do ar, e uma das formas mais eficazes de combater as alterações climáticas”, complementou.

O estudo teve em conta dados de 18 países europeus, nomeadamente, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.