O mercado automóvel português já dispõe de um primeiro serviço de subscrição de diversos veículos, o CarCloud, lançado agora em Portugal por intermédio da Drivalia, empresa do Grupo FCA Bank.

Proposto como um novo modelo de mobilidade urbana, o CarCloud é apresentado como o primeiro serviço de subscrição de veículos disponível em Portugal. Permite aos subscritores desfrutar de um automóvel com a flexibilidade típica de uma subscrição, com uma duração máxima de 12 meses e a possibilidade de suspender temporariamente ou cancelar em qualquer momento, sem o pagamento de nenhuma penalização.

A subscrição surge em troca de uma renda mensal, que pode variar em função do veículo escolhido e que inclui uma série de itens, como a cobertura de danos com franquia, registo do veículo, manutenção, serviço de substituição de pneus, impostos e 1500 quilómetros por mês incluídos.

A subscrição realiza-se através de um processo 100% digital, no website da Drivalia ou num futuro próximo através da aquisição de um voucher em plataformas eletrónicas (marketplaces) como, por exemplo, Amazon, desde a seleção do veículo até ao pagamento.

Os veículos disponíveis sob a forma de subscrição ou assinatura pertencem a todos os segmentos, com uma escolha variada que vai desde o Abarth 595/695 até o Maserati Grecale. Além disso, grande atenção é dada à sustentabilidade, já que o cliente pode optar por veículos ‘verdes’ como o Jeep Renegade PHEV ou o Tesla Model Y. Este último representa uma novidade exclusiva, já que a Drivalia é a única operadora em Portugal a oferecer o serviço de assinatura para os veículos elétricos da empresa americana.

O levantamento do veículo poderá ser realizado nas Drivalia Mobility Stores, destinadas a crescer em número no ambicioso projeto de expansão da empresa, que espera duplicar a sua presença no país ao longo do próximo ano. Portugal representa na Europa, o quarto mercado em que o FCA Bank e a Drivalia oferecem o serviço CarCloud que começou em 2019 em Itália, chegando depois a França e a Espanha e dispondo atualmente de 30.000 subscritores.

“O CarCloud constitui a única alternativa ao aluguer tradicional de um veículo, oferecendo ao utilizador a possibilidade de testar as novas motorizações disponíveis, desfrutando de uma solução de mobilidade totalmente flexível”, comenta Bruno Lourenço, diretor geral da Drivalia em Portugal. “Trata-se de uma tendência clara dos consumidores a nível mundial, que, como operador do setor, temos identificada e que nos inspirou a inovar na nossa oferta, adaptando-nos às modernas exigências dos cidadãos”.