A subsidiária de desenvolvimento de produtos digitais tb.lx, da Daimler Truck, estabelecida em Portugal, passa a conta com um novo Presidente, Daniel Kern, que pretende dar continuidade aos compromissos do estúdio para com Portugal e a mobilidade sustentável.

O novo Presidente-Executivo tem mais de 15 anos de experiência no grupo Daimler, no qual construiu a sua carreira e acumulou conhecimento alargado sobre o setor dos transportes de longa distância. A sua prioridade será dar continuidade aos projetos em curso, acreditando que a tb.lx estará na vanguarda da transição para os transportes elétricos também neste setor.

Depois de se juntar à Daimler Buses em 2008, no contexto de um contrato de trabalho integrado na Licenciatura em Gestão na Cooperative State University Baden-Wuerttemberg (DHBW), Daniel Kern desempenhou várias posições em diversos departamentos do grupo, nomeadamente nas equipas de Tecnologias de Informação (TI). Uma década depois, em 2019, ocupou o cargo de assistente executivo do então Chief Information Officer (CIO) da Daimler Truck, Marcus Claesson, Em 2022, ficou responsável pela gestão do programa criado para gerir a separação da divisão de TI da Mercedes Benz AG, tornando a Daimler Truck independente.

“Assumo este novo cargo com entusiasmo e responsabilidade. Além de Lisboa ser um ótimo sítio para viver e trabalhar, a tb.lx está repleta de talento que cria produtos digitais com impacto direto na sociedade por contribuírem para um futuro mais sustentável”, afirma Daniel Kern, novo CEO da tb.lx, para quem aquela divisão “tem alcançado bastante sucesso, contribuindo para triplicar a venda de veículos pesados elétricos em 2023”.

Com a sua vasta experiência em diversas vertentes tecnológicas, continuará a trabalhar na colaboração global da tb.lx com todos os parceiros da Daimler Truck, mantendo como principal foco a criação de soluções digitais para o transporte sustentável. Recorde-se que a tb.lx é o estúdio de produtos digitais da Daimler Truck AG, com sede em Lisboa, tendo sido fundada em 2018 com o intuito de contribuir para um mundo de transportes sustentáveis e conectados.

Enquanto parceira estratégica de todas as marcas da Daimler Truck, desenvolve produtos de software globais centrados nas áreas da mobilidade elétrica e conectividade. Estas soluções de transporte formam um ecossistema holístico em torno de camiões e autocarros e melhoram a eficiência, fiabilidade, sustentabilidade, segurança e simplicidade dos veículos para os seus utilizadores.