Desde 2000 que não se vendiam tão poucos Diesel na Europa

30/04/2019

O mercado europeu de automóveis novos registou o seu sétimo mês consecutivo em queda, dando assim continuidade à tendência de desaceleração das vendas no Velho Continente. Por outro lado, em sentido ascendente continuam os registos de veículos eletrificados, que em março superaram pela primeira vez a fasquia das 100 mil unidades matriculadas num mês.

De acordo com os dados mais recentes da JATO Dynamics, o total de registos de veículos novos na Europa ascendeu a 1.77 milhões de unidades, caindo 3,6% em março (um total de 4.13 milhões no primeiro trimestre, menos 3,2%), com os automóveis Diesel uma vez mais a caírem de forma significativa. Com 31% de quota total, é preciso recuar até setembro de 2000 para encontrar um valor tão baixo de registos Diesel.

Entre os fatores apontados pela JATO para o recuo nas vendas de veículos novos está o clima de instabilidade política nalguns países, como Espanha, e a incerteza protagonizada pelo Reino Unido e o seu ‘Brexit’ da União Europeia. Com efeito, 19 dos 27 mercados analisados apresentaram resultados negativos, incluindo os dez maiores mercados da Europa.

Mais de 100 mil eletrificados pela primeira vez

Quanto aos modelos eletrificados (incluindo elétricos, plug-in híbridos e híbridos), os registos destes modelos superaram pela primeira vez a fasquia das 100 mil unidades, com um total de 125.400 unidades, com os principais mercados deste segmento a serem os da Alemanha, Noruega, Espanha e Holanda. Os veículos puramente elétricos (BEV) aumentaram as suas vendas em 85%.

O crescimento dos veículos elétricos teve como motivador principal o Tesla Model 3, com a marca a entrar nas 25 mais vendidas da Europa, enquanto o modelo elétrico obteve em março um total de 15.755 unidades, o que representa um salto significativo face às 3747 unidades vendidas em fevereiro. Pela primeira vez, também, o Model 3 bateu todos os seus rivais no segmento Premium independentemente do tipo de carroçaria, algo que em fevereiro apenas havia feito entre as berlinas.

No sentido oposto, os Diesel continuam a cair, com o volume de vendas mais baixo em março desde setembro de 2000. Em março, a quota de carros Diesel foi de apenas 31,2% contra os 36,2% de março de 2018 e os 44,8% de março de 2017.

Quanto à tipologia de carroçarias, os SUV continuam a mandar, embora com o crescimento também a abrandar. Em março, registaram-se 650.300 unidades, ou seja, 36,8% do volume total, embora a sua performance não tenha sido tão forte como no passado: na prática, cresceu apenas entre os SUV pequenos (11,7%) e compactos (5,3%), caindo nos restantes segmentos SUV (com ganhos do Grupo Volkswagen, Renault-Nissan e Grupo PSA).

Já o modelo mais vendido voltou a ser o Volkswagen Golf, num caso de perseverança impressionante. Apesar de ter perdido 14% no volume de vendas em março, o modelo alemão teve 46.364 unidades matriculadas, tendo pertencido ao Opel/Vauxhall Corsa o melhor resultado entre os dez primeiros do mercado europeu. O utilitário da Opel cresceu 14%, o que corresponde a 30.927 unidades registadas em março, tendo sido o quarto mais vendido.