Christophe Baillet/ Pierre Colliard (Porsche 911 SC)
Prova cada vez mais firmada no calendário nacional de automobilismo, o Rally de Portugal Histórico teve na sua 15a edição mais uma prova de vitalidade e de adesão, com mais de 80% de equipas estrangeiras a alinharem à partida e a confirmarem o prestígio desta prova idealizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).

A dupla francesa Christophe Baillet/Pierre Colliard, em Porsche 911 SC, estreou-se no lugar mais alto do pódio, enquanto Rodrigo Teixeira/João Azeiteiro, em BMW E30 325i, foram os melhores portugueses, na quinta posição.

Desportivamente, a competitividade foi a tónica dominante desta prova, com cinco comandantes diferentes e oito mudanças de líder ao longo das 43 especiais disputadas, sendo que à saída para a derradeira etapa, os dois primeiros classificados arrancaram empatados! No final, cumpridos mais de 1850 quilómetros, foi Baillet, navegado por Pierre Colliard, a assegurar o triunfo, impondo-se ao belga Yves Deflandre (acompanhado de Jennifer Hugo) e ao seu compatriota Philippe Fuchey (navegado por Christophe Hayez). Todos tripularam exemplares do Porsche 911, demonstrando que este é o modelo a bater na prova de clássicos.

Nem tudo foi fácil para Baillet, que ainda teve de lidar com alguns problemas com a caixa de velocidades do seu Porsche, mas, a partir do momento em que descolou de Deflandre nas primeiras especiais da derradeira etapa, teve apenas de gerir o ritmo e a mecânica do carro, sobretudo na ronda final noturna pelos traiçoeiros troços de Sintra, para se tornar no décimo vencedor diferente do Rally de Portugal Histórico.

Destaque também para a prova de Rodrigo Teixeira/João Azeiteiro, que conquistaram o lugar de melhores portugueses, com o quarto lugar final, atrás do Renault 11 Turbo da dupla espanhola Alvaro Ochagavias/Manuel Macho.

O percurso da edição de 2021 passou por locais como Campelo, Lousã, Mortágua, Caramulo, Préstimo, Armamar, Freita, Oliveira do Hospital, Arganil, Montalto, Montejunto e Sintra, com 44 das 58 equipas que partiram a conseguirem chegar ao final da prova, que voltou a concentrar todas as emoções da chegada no privilegiado palco dos Jardins do Casino Estoril.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.