Lançado a 1 de agosto de 1951 com o nome Jeep BJ, o Toyota Land Cruiser tem estado em produção contínua durante 68 anos, tendo por isso um lugar muito especial entre os entusiastas da marca nipónica. Além disso, contribuiu significativamente para aumentar a confiança na marca Toyota, em virtude da sua elevada resistência e fiabilidade. Aliás, há regiões onde os Land Cruiser de Série 40 continuam a ser utilizados, quase cinco décadas depois de serem construídos.
A sua exportação para outros mercados começou com o Série 20, introduzida em novembro de 1955, lançando-se então ‘à conquista’ dos mercados mundiais.
No início da sua exportação, menos de 100 unidades eram enviadas para outros países anualmente, um claro contraste com 170 países e regiões que hoje recebem o Land Cruiser e que representam vendas anuais globais de, aproximadamente, 400 mil unidades.
A suportar este modelo está o ideal de transporte seguro de pessoas e objetos por todos os tipos de piso, estando em diversos locais do mundo com necessidades específicas de mobilidade. Em África, o Land Cruiser é utilizado para fornecer assistência humanitária: em zonas específicas, como o Uganda, servem de transporte para as clínicas. Na Austrália, serve de meio de mobilidade em minas de zinco e de cobre a mais de 1,5 km de profundidade e para ‘controlar’ rebanhos de gado. Na Costa Rica, na América Central, há regiões onde o Land Cruiser ‘trabalha’ a mais de 3500 metros em inclinações nas quais o próprio ser humano tem dificuldades para se equilibrar.
Em reconhecimento dos seus méritos, a Toyota garante que, para assegurar e até exceder as expectativas dos clientes, irá continuar a desenvolver o Land Cruiser na premissa de que vai ser usado em qualquer local do mundo. Assim, irá implementar padrões ainda mais rigorosos em todos os aspetos.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

