A Dacia renova a sua aposta no GPL com a oferta de uma gama renovada de versões bi-fuel (gasolina+GPL), dando continuidade a uma tecnologia que tem defendido desde 2013. Agora, faz chegar o motor 1.0 TCe ECO-G de 100 CV aos modelos Sandero, Logan e, pela primeira vez, ao bem-sucedido Duster.

Assumindo-se como a única marca a oferecer uma gama completa equipada com motores bi-fuel (com exceção do Dokker), a Dacia passa a contar com o moderno e tecnológico motor TCe 100 ECO-G (exceção para o Lodgy, que recorre ao motor de 1.6 litros com 110 CV) nos modelos Sandero (versões Stepway incluídas), Logan , Logan MCV (incluindo a versão Stepway) e Duster. Uma novidade importante passa pela chegada desta motorização bi-fuel ao Duster, além dos já conhecidos Sandero, Logan e Logan MCV.

Este motor, cuja comercialização se iniciou com o novo Renault Clio, tem uma arquitetura de três cilindros, com 999 cc, sobrealimentado e com uma potência de 100 CV e 170 Nm (mais 10 Nm do que a versão equivalente a gasolina), prometendo economia suplementar por via do seu sistema de alimentação a GPL. Este bloco surge associado a uma caixa manual de 5 velocidades.

A enorme experiência do Grupo Renault na tecnologia tem como benefício a garantia que não são feitas quaisquer cedências em matérias tão importantes como qualidade, fiabilidade (os planos de manutenção e as garantias são em tudo idênticas às versões a gasolina ou diesel) e segurança. Aliás, neste aspeto, sublinhe-se que o motor TCe 100 Bi-Fuel é equipado com válvula de retenção, limitador de enchimento a 80%, limitador de fluxo, electroválvula e válvula de segurança.

As emissões de CO2 também são mais reduzidas, com uma descida de 10% quando comparadas com a versão a gasolina.

Maior poupança

Quando comparadas com as versões equivalentes a gasolina, as variantes bi-fuel TCe 100 ECO-G têm uma diferença de preços de apenas 250€ (450€ no Dacia Duster), mas prometem uma redução de custos de utilização. Tendo por base os custos de combustíveis atualmente praticados, são necessários menos de 10.000km para amortizar a diferença de preço e apenas 20.000 km no caso de um Dacia Duster.

Ou seja, em média, um ano de utilização será suficiente para amortizar a diferença de custo de aquisição de um automóvel bi-fuel, já que os custos de manutenção, muito valorizados pelos clientes da Dacia, são equiparados aos das versões a gasolina equivalentes.

Autonomia acrescida

A instalação de dois depósitos de combustível autónomos e a capacidade de alternar entre o consumo de GPL e de gasolina, permite aumentar significativamente a autonomia dos modelos Dacia ECO-G. Com os dois tanques atestados (por uma questão de segurança, o depósito de GPL só pode ser cheio até um limite máximo de 80% da sua capacidade), a autonomia pode chegar ou até superar os 1000 km.

O depósito de GPL é construído em aço de alta resistência e colocado no local destinado à roda de reserva (não roubando espaço à mala), devidamente afastado do depósito de gasolina. Todo o sistema é protegido por válvulas que evitam o retorno do combustível, nomeadamente um limitador de fluxo, uma válvula solenoide e uma outra válvula de segurança.

A nova gama Dacia Bi-Fuel já está disponível nos concessionários com os seguintes preços:

Sandero ECO-G 100 Comfort: 12.040€
Sandero ECO-G 100 Stepway: 14.220€
Sandero ECO-G 100 SL Dacia Go: 14.720€
Logan ECO-G 100 Comfort: 10.840€
Logan MCV ECO-G 100 Comfort: 12.940€
Logan MCV ECO-G 100 Stepway: 15.120€
Logan MCV ECO-G 100 SL Dacia Go: 15.620€
Lodgy ECO-G 110 Comfort: 17.750€
Lodgy ECO-G 110 Stepway: 19.430€
Duster ECO-G 100 Comfort: 15.450€
Duster ECO-G 100 Prestige: 17.300€
Duster ECO-G 100 SL Dacia Go: 17.600€

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