Static photo, Colour: Florett Silver „The displayed vehicle shows optional equipment at extra charge. Individual equipment will be available at a later date.”
Cada vez mais devota dos veículos elétricos, a Audi anunciou os preços e a gama detalhada do seu novo e-tron Sportback para o mercado nacional, naquela que é uma visão mais desportiva e emocional do SUV de grandes dimensões lançado no ano passado. A versão de entrada terá um custo de 75.286€.

Dono de uma imagem mais expressiva e com linhas mais aerodinâmicas do que as do SUV, o novo e-tron Sportback destaca-se, sobretudo, pelo tejadilho mais baixo a partir do pilar B, sendo mais inclinado e melhorando o coeficiente de arrasto aerodinâmico, que é de 0.25 Cx contra os 0.27 Cx do e-tron SUV de que deriva. Os benefícios de um trabalho aerodinâmico apurado e do recurso aos espelhos digitais – com câmaras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais permitem ao e-tron Sportback ganhar 10 quilómetros em autonomia.

No mercado, o e-tron Sportback irá surgir nesta fase com duas motorizações, ambas com tração integral quattro elétrica graças à configuração de um motor por eixo. A bateria, que varia de capacidade consoante a versão, tem arrefecimento hidráulico para uma melhor utilização, sendo o conjunto 130 kg mais leve no caso do modelo de bateria mais compacta.

Assim, a versão de entrada 50 quattro, com uma potência de 230 kW, recorre a uma bateria de iões de lítio de 71 kWh (com capacidade útil de 64.7 kWh), oferecendo assim um total de 347 quilómetros de autonomia.

Neste capítulo, o mais potente 55 quattro ganha 100 quilómetros em autonomia, mas aumenta 130 kg de peso, graças à bateria de iões de lítio de 95 kWh. Além disso, esta versão mais potente surge com uma potência combinada de 255 kW, mas em caso de ‘boost’ (aumento momentâneo da potência), pode chegar aos 300 kW. Dessa forma, consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Para setembro, a Audi adianta que haverá ainda uma outra versão mais potente, com 320 kW de base, mas que pode chegar aos 370 kW em ‘boost’.

A marca explica que a bateria é também uma parte integrante da arquitetura do veículo, sendo aparafusada ao chassis por 35 parafusos, conseguindo dessa forma contribuir para um aumento da rigidez torsional em 27% e melhorar o comportamento. A gestão do sistema de tração quattro é feita eletronicamente por uma unidade de comando que analisa as condições do piso e o estilo da condução a todo o momento, prevenindo dessa forma perdas de motricidade.

A altura base ao solo é de 173 mm, mas a suspensão pneumática permite-lhe aumentar em mais 50 mm a distância ao solo ou baixá-la em 26 mm para condução em autoestrada, por exemplo. Ainda assim, sendo um SUV, mantém modo Offroad e sistema de controlo de velocidade em descida (Hill Descent Control).

Novidade é evolução dos faróis LED, agora com a opção dos Digital Matrix LED, que forma um corredor visual na faixa de rodagem que indica se o carro está centrado e instigando o condutor a manter-se no centro da faixa. Outras vantagens são a precisão da iluminação, bem como a visualização mais nítida das placas de sinalização.

Quanto ao equipamento de série, a Audi aponta como vantagens o interior com Virtual Cockpit (ecrã personalizável de 12.3 polegadas), o sistema de navegação e conectividade Audi Connect (que permite até marcações de revisões online), direção progressiva variável, faróis LED, jantes de 19 polegadas e suspensão pneumática, faltando ainda mencionar o elevado número de assistentes de segurança, como o Pre Sense Front com travagem autónoma de emergência.

Além da versão de base, a Audi contará também com dois níveis de equipamento para este modelo, o Advance (já com jantes de 20”, entre outros elementos), que pressupõe um aumento de 1530 euros, e a de aparência mais desportiva S line, que junta para-choques e jantes de formato mais dinâmico, com um custo de 3300 euros.

No interior, o e-tron Sportback aposta numa imagem digitalizada, com o virtual cockpit, como já foi escrito, mas também com o ecrã tátil central de 10.1 polegadas que serve de centro de comando do sistema MMI e um outro ecrã inferior na consola central, de 8.8”, que permite a regulação dos bancos e acertos da climatização. Por outro lado, falta ainda mencionar a existência de mais dois ecrãs de 7” OLED para as imagens das câmaras laterais, de alta-resolução, com que a marca garante uma visibilidade a toda a prova.

Em termos de habitabilidade, a linha do tejadilho mais inclinada acaba por ditar uma redução da altura interior nos bancos traseiros em 20 mm, havendo ainda uma ligeira redução na capacidade da bagageira, que desce dos 600 litros para os 555, a que se junta um espaço de 60 litros à frente, onde se pode arrumar o cabo de carregamento, por exemplo.

O sistema de recuperação de energia é bastante avançado contribuindo para aproximadamente 30% da totalidade da autonomia, sendo controlado pelo condutor a partir das patilhas no volante, com três niveis que, no máximo, representam uma desaceleração de 0.3 g, equivalente a 300 Nm.

Uma vez acabada a carga da bateria, o e-tron Sportback oferece soluções pensada para maior facilidade, permitidas pela aplicação MyAudi, através da qual há acesso a todos os postos ativos da rede MOBI.E, com um cartão interativo a permitir acesso sem confusões.

Tempo de carregamento

Os responsáveis da marca salientam o forte impacto do controlo de temperatura no processo de carregamento, o que permite manter por mais tempo a potência máxima de carregamento de 150 kW. Dessa forma, incrementa-se o potencial de poupança de tempo necessário em cada carregamento. De acordo com os dados oferecidos pela marca, num posto de carga rápida basta cerca de meia hora para atingir os 80% da capacidade da carga, mas para obter a carga plena, graças à eficiência da gestão térmica, são necessários apenas mais 15 minutos, ou seja, um total de 45 minutos quando carregado a 150 kW.

Preços, garantias e atenção aos profissionais

Quanto a preços, o 50 quattro Base começa nos 75.287€, enquanto o 55 quattro tem um preço de partida de 88.436€, sensivelmente mais 13 mil euros. Os níveis de equipamento Advance e S line acrescentam aos seus modelos mais 1530€ e 3300€, respetivamente. Face ao e-tron normal de que deriva, tem um acréscimo de 2669€.

O e-tron Sportback é sempre Classe 1 nas portagens, ao passo que a extensão de garantia 2+2 ou 80.000 km estão incluídos no preço, bem como o contrato de manutenção de quatro anos. As baterias têm uma garantia de oito anos ou 160.000 km. Até ao final do ano, mesmo reconhecendo que o mercado automóvel está muito instável devido à pandemia de Covid-19, a Audi espera vender 100 unidades.

Por fim, reconhecendo a importância dos clientes empresariais, para os quais os incentivos fiscais na compra de elétricos é recompensadora, a Audi preparou duas versões com preço nos 62.500€ sem IVA, tanto para a versão 50 quattro, como para a 55 quattro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.