A FIL, em Lisboa, recebe este fim de semana o Ecar Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que se estende até domingo (dia 14), dando a conhecer as grandes novidades do mercado automóvel eletrificado.

A abertura do evento, esta sexta-feira, contou com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que discursou pelo meio dia e reforçou a importância da descarbonização e da opção por meios de mobilidade leve e sustentada que permitam a Portugal aproximar-se cada vez mais depressa da neutralidade carbónica.

No que aos automóveis diz respeito, o certame irá contar com muitas estreias no mercado nacional, como é o caso do Hyundai Ionic 6, que foi eleito recentemente World Car of The Year, passando ainda por outros modelos, como o Ford Explorer, primeiro elétrico com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, e o Jeep Avenger, também um galardoado com distinção, tendo sido o Carro Europeu do Ano.

Há ainda espaço para outras novidades, como o Lexus RZ 450e, smart #1, Polestar 2 MY23, Citroën e-C4 X ou Aiways U6, primeiro SUV coupé da marca chinesa, além da gama quase completa da MG.

É também deste país que chega a BYD, que utiliza o Ecar Show como plataforma de lançamento. Acrónimo de “Build Your Dreams”, a BYD vai mostrar-se pela primeira vez ao público nacional, oferecendo três modelos 100% elétricos: o C-SUV Atto 3, o SUV de sete lugares com tração integral Tang e o sedan desportivo Han.

Outra novidade é o XEV Yoyo, veículo citadino produzido por uma impressora 3D em três dias. Desenvolvido pela italiana XEV, foi recentemente apresentado em Paris e que vai fazer no Ecar Show e sua estreia nacional.

A Nissan vai estar presente com um novo alinhamento de gamas de produtos eletrificados, onde se destacam o Juke Híbrido, o Qashqai e X-Trail e-Power e o totalmente elétrico Ariya. Mas a presença da marca nipónica vai ainda mais longe e traz pela primeira vez a Portugal as emoções da Fórmula E, através de uma experiência imersiva, proposta no seu Formula E Lab.

As novidades nas duas rodas

A Hunter promete emoção a rodos para os amantes da velocidade, anunciando-se como a moto com a maior aceleração do mundo. Faz 2,4 segundos dos zero aos 100km/h, graças, entre outras coisas ao motor elétrico de 100 kW, cerca de 134 CV, para um peso de 133 kg, ou seja, um cavalo por quilo.

O setor das duas rodas e de mobilidade suave promete ainda mais uma dezena de expositores, entre motos, scooters, bicicletas e outras opções.

No tema das “outras opções” a destacar o Spy E8, um quadriciclo elétrico capaz de atingir os 93 Km/h. graças ao motor de 4 kW, alimentado por uma bateria de lítio de 72 V a 100 AH.

Outra das facetas interessantes do Ecar Show é a possibilidade de oferecer ensaios aos interessados, nas estradas em redor do Parque das Nações.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.