Apple prepara ataque ao território dos veículos autónomos

17/05/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Com o investimento na tecnologia de condução autónoma em crescimento, não é surpreendente que a Apple, um gigante de Silicon Valley, acrescente esse capítulo à sua lista de objetivos prioritários. Aliás, Tim Cook, CEO da marca, revelou esse desejo em entrevista à Bloomberg em 2017.
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

“Estamos concentrados nos sistemas autónomos”, assumiu. “É uma tecnologia central que consideramos muito importante e provavelmente um dos projetos de Inteligência Artificial mais difíceis de se trabalhar”, garantiu.

Embora a companhia norte-americana não abra o jogo sobre o projeto, certo é que a aposta está feita e, segundo a Direção Geral de Viação da Califórnia (California Department of Motor Vehicles), a Apple é detentora de uma frota composta por 55 veículos. Tal número coloca-a no segundo lugar do pódio de empresas com mais veículos autónomos naquele estado norte-americano, atrás da Cruise Automation que detém 104 veículos testados pela GM. Em terceiro lugar está a Waymo com 51 veículos.

O crescimento da frota não deixa espaço para dúvidas de que a Apple tem mira apontada ao setor da mobilidade. De acordo com informações avançadas pela MacReport, a empresa começou com três veículos, passando rapidamente para 45 até chegar (por enquanto) aos 55 carros autónomos.

Porém, a Apple mostra-se cautelosa neste novo território, já que ainda não se candidatou a testes realizados sem condutor. Tal pode mudar muito em breve, pois os procedimentos para adquirir a licença de condução de veículos totalmente autónomos, arrancaram apenas no mês passado.

Até lá, os californianos podem ver estes protótipos em plena ação e registar o momento em vídeo, como este captado em setembro onde é possível ver um Lexus RX 450h equipado com toda a tecnologia necessária para desenvolver um modelo autónomo.