M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para quem achava que as energias renováveis só eram usadas por países que não queriam ficar dependentes dos produtores de petróleo, até estes estão a encontrar alternativas. É o caso da Arábia Saudita, o país com as maiores reservas petrolíferas do mundo, que está a planear construir a maior central de energia solar do mundo. E luz solar é algo de que também há muitas reservas neste país.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Com este recurso natural à sua disposição e uma grande área ocupada simplesmente por deserto, a Arábia Saudita está a planear investir num plano de 160 mil milhões de euros para ocupar uma gigantesca área do país com painéis solares, suficiente para gerar 200 GW de energia elétrica. Este projeto seria 100 vezes maior que o segundo maior projeto do género em todo o mundo, e corresponderia ao dobro da energia solar gerada mundialmente o ano passado.

No entanto, o projeto, que será cofinanciado pelo banco japonês SoftBank, vai ser feito por fases, começando com uma instalação de 7,2 GW custando 4000 milhões de euros, mas deverá estar completo até 2030. O projeto vai incluir não apenas painéis solares, mas também baterias para acumular energia em excesso, que poderá ser usada para emergências ou para exportação.