Baterias de Leaf dão energia a estádio do Ajax

21/07/2018

Um total de 148 baterias de Nissan Leaf em segunda vida armazenam 3 megawatts de energia no estádio de futebol do Ajax que dispõe ainda de 4200 painéis solares.

Acaba de ser colocado em funcionamento no estádio de futebol do Ajax, em Amesterdão, Holanda, o maior sistema de armazenamento de energia da Europa com base em baterias de segunda vida e baterias novas de automóveis elétricos num edifício comercial. O vereador de Amsterdão, Udo Kock, conduziu a cerimónia de abertura oficial.

O projeto é o resultado da colaboração entre a Nissan, Eaton, BAM, The Mobility House e a ArenA Johan Cruijff, apoiado pelo Fundo de Clima e Energia de Amsterdão (AKEF) e pelo Interreg.

O sistema de armazenamento de 3 MW proporciona um fornecimento e uma utilização de energia mais fiáveis ao referido estádio, aos seus visitantes, edifícios vizinhos e à rede elétrica holandesa.

“Combinando unidades de conversão de energia da Eaton com o equivalente a 148 baterias do Nissan Leaf, este sistema de armazenamento de energia não só possibilita um sistema mais sustentável, mas também cria uma economia circular para as baterias de automóveis elétricos”, sublinha o construtor.