Carrinha Ford Mondeo híbrida é novidade para 2019

18/01/2019

A Ford atualizou a gama Mondeo e anunciou a chegada da variante carrinha híbrida deste modelo, naquela que é uma novidade absoluta.

Desvendada no Salão de Bruxelas, na Bélgica, a renovada gama Ford Mondeo foi alvo de uma atualização profunda com novo design exterior e interior e uma nova versão Hybrid Station Wagon que permite aliar funcionalidade a eficiência de utilização.

Começando precisamente pelos modelos híbridos, além da carrinha, a versão de quatro portas também estará disponível com a mais recente geração de software de controlo do sistema híbrido para uma melhor experiência de condução. O novo software do propulsor é também mais eficaz na utilização do binário do motor, com o propósito de obter menores consumos e melhor desempenho, ajustando de um modo ideal as relações de transmissão, de forma a utilizar o máximo de binário ao mais baixo regime possível.

O propulsor híbrido disponibiliza 187 CV e combina um motor de 2.0 litros de ciclo Atkinson a gasolina, desenvolvido especificamente para esta versão, com um motor elétrico e um gerador, havendo ainda uma bateria de iões de lítio de 1.4 kWh, bem como uma caixa automática com repartição de potência, desenvolvida pela Ford, capaz de simular o desempenho de uma caixa de variação contínua.

A tecnologia de travagem regenerativa recupera até 90% da energia normalmente perdida durante as travagens para recarregar a bateria, contribuindo para os seguintes valores previstos de emissões de CO2 e consumos: desde 96 g/km e 4,2 l/100 km na versão de quatro portas e desde 101 g/km e 4,4 l/100 km na Station Wagon.

Para melhorar a eficiência, a Ford concebeu algumas tecnologias para ajudar os condutores a otimizar os consumos, como é o caso do Interface Ford SmartGauge, que serve para monitorizar o consumo de combustível e de energia, com funcionalidades como Brake Coach que incentiva a travar gradualmente para devolver mais energia à bateria. Também melhorou os sistemas de direção assistida elétrica, de ar condicionado, refrigeração do propulsor e sistemas de vácuo, reduzindo significativamente a sobrecarga do motor. Por fim, desenvolveu um sistema de regeneração dos gases de escape, especialmente concebido para aquecer mais rapidamente o habitáculo.

A carrinha híbrida oferece uma capacidade de carga de 403 litros sob a chapeleira, chegando aos 1508 litros com os bancos rebatidos. A versão topo de gama Mondeo Hybrid Vignale também está disponível nas duas variantes de carroçaria (quatro portas e Station Wagon).

Novo motor Diesel em três potências

Além da aposta nos híbridos, a Ford também incluiu o motor Diesel EcoBlue de 2.0 litros neste modelo e caixa automática de oito velocidades, que adapta os padrões das passagens de caixa ao estilo de condução, tornando a utilização mais refinada, com seleção a partir de um comando rotativo. Este bloco surge declinado em três níveis de potência: 120 CV (emissões e consumos a partir de 117 g/km CO2 e 4,5 l/100 km), 150 CV (emissões e consumos a partir de 118 g/km CO2 e 4,5 l/100 km) e 190 CV (emissões e consumos a partir de 130 g/km CO2 e 4,9 l/100 km).

Face aos anteriores motores Diesel 2.0 TDCi, o novo propulsor possui um sistema de admissão integrado com coletores espelhados, que otimizam a respiração do motor, um turbocompressor de baixa inércia, que melhora o binário a baixo regime, e um sistema de injeção de combustível de alta pressão mais ágil, mais silencioso e com maior precisão na entrega de combustível. Isso permite-lhe cumprir a norma Euro 6d-TEMP. Montado de série, o sistema SCR para pós-tratamento de emissões contribui para uma melhor redução do NOX.

A caixa de oito velocidades é proposta nos motores EcoBlue 2.0 de 150 CV e de 190 CV, tendo sido pensada para otimizar ainda mais a economia de combustível, oferecer elevado desempenho e passagens de caixa suaves e rápidas.

O Mondeo EcoBlue de 2.0 litros pode ser equipado com a tecnologia Ford de Tração Integral Inteligente (Intelligent All-Wheel Drive), a qual avalia o nível de aderência das rodas no piso e ajusta a entrega de binário até 50/50 entre os dois eixos em menos de 20 milissegundos (20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos), proporcionando as melhores condições de tração em situações de baixa aderência.

O motor a gasolina Ford EcoBoost de 1.5 litros e 165 CV continua a estar disponível na gama, com emissões CO2 desde 150 g/km e consumos desde os 6,5 l/100 km, equipado com as tecnologias de coletores de escape e de admissão arrefecidos a água.

Ambos os modelos apresentam novos elementos de design e maior demarcação entre níveis de equipamento. Assim, nota para a grelha superior trapezoidal com efeito visual mais profundo e acabamento específico para cada nível: barras horizontais com acabamento cromado nas versões Titanium, ranhuras com acabamentos em preto nas versões ST-Line e acabamentos exclusivos em prateado acetinado em “V” nas versões Vignale. A grelha inferior foi redesenhada para combinar com as novas molduras das luzes de nevoeiro nas versões Titanium e Vignale e com contornos desportivos nas versões ST-Line, havendo também novas luzes de nevoeiro e luzes diurnas LED e novas óticas em “C”, com uma barra cromada ou prata acetinada a ligar os dois farolins na horizontal.

O Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop & Go passa a integrar o conjunto de sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor do Mondeo, juntamente com o Limitador de Velocidade Inteligente, tornando a condução mais fácil em autoestrada e no para arranca do trânsito.

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