Carro solar chega em 2019 com preço abaixo dos 20 mil euros

09/08/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Chama-se Sion e é uma criação da Sono Motors. O modelo elétrico, alimentado a energia solar, entrará em produção no segundo semestre de 2019 na Alemanha e deverá ser colocado à venda no final do próximo ano ou no início de 2020
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

A aparência não engana. O Sion retrata o futuro da mobilidade elétrica e tecnologia “verde”. Embora ainda na fase protótipo, o carro promete ser um verdadeiro amigo do ambiente, graças à sua característica que o difere de outros modelos elétricos. É alimentado por painéis solares compostos por 330 células de potência, integrados na carroçaria, mais precisamente no capô, portas e tejadilho. Uma verdadeira vantagem, já que isso significa que pode alimentar as baterias enquanto conduz, recorrendo apenas a luz solar. Ainda assim, é possível carregá-lo numa tomada convencional.

O modelo da Sono Motors garante um alcance de 250 km com uma única carga. Contudo, este número não é especificado pelo fabricante no que diz respeito ao tipo de carga. Imaginamos que o alcance seja mais reduzido quando alimentado apenas a luz solar.

Embora pouco atrativo e com linhas bastante básicas, o Sion tem um interior à altura de muitos modelos presentes no mercado. Mais, contém um ou outro detalhe inovador. Basta olhar para as fotografias do habitáculo para entender isso.

O pedaço de musgo integrado no painel, não é consequência de falta de limpeza ou qualquer outro problema. É na verdade uma solução, pois atua como purificador de ar. Foi provado cientificamente que o musgo filtra partículas poluentes e a Sono aproveitou a ideia ao máximo. E não precisa de regar para obter o máximo de benefícios.

Além disso, destaca-se o sistema de infotainment bastante avançado, com ecrã de 10’’ e cockpit virtual.

“Temos bancos aquecidos, tem ar condicionado, um grande sistema de infoentretenimento onde também posso conectar o meu telefone interativamente, o que significa que realmente tenho um veículo completo que é muito simples”, explicou Laurin Hahn, fundador e diretor executivo Sono Motors diz.

Mentes jovens, ideias válidas

Tudo começou com três jovens empreendedores em Munique, que procuravam uma maneira sustentável e alternativa de mobilidade. Laurin, Navina e Jona desenvolveram este protótipo durante três anos e lançaram a Sono Motors através de uma campanha de crowdfunding, com o objetivo de comercializar um carro elétrico acessível para todos.

A campanha de angariação de fundos foi um enorme sucesso, com mais de 600.000 euros arrecadados e mais de 1100 pré-encomendas. Hoje, as encomendas ultrapassam as 6000 unidades.

O Sion estará disponível em duas variantes, Urban e Extender, com preços que variam entre os 12 e os 16 mil euros. O modelo Extender vem com o dobro do alcance numa única carga: 250 km ao contrário do Urban que tem apenas 120 km.

Um novo conceito de condução

Além do carro solar, a Sono Motors foi mais além e imaginou todo um novo conceito de condução. Do papel à realidade, a empresa criou uma app chamada goSono que combina três objetivos: powerSharing, carSharing e riderSharing. Ou seja, com esta app é possível partilhar energia com um carro elétrico (como um powerbank gigante), graças à tecnologia de carregamento bidirecional chamada biSono ou qualquer outro objeto.

Também pode partilhar certas quantidades de energia com outras pessoas que peçam ajuda através da app.

Também pode partilhar o seu Sion com outras pessoas por meio carSharing. É só estacionar por tempo determinado e autorizar, mediante solicitação, um pedido de reserva ou desbloqueio do veículo.

a carregar vídeo

Por fim, o riderSharing possibilita a redução de custos e emissões. Pois, ao divulgar a sua viagem na aplicação, pode aceitar “boleias” de utilizadores que têm o mesmo destino ou vão na mesma direção.

Uma forma eficaz de ganhar uns “trocos” e fazer amigos (esperamos).

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.