Todos os dias, milhares de cartuchos com tinta de impressora. E geralmente são deitados fora contendo ainda vestígios de tinta que não foi utilizada. Basta multiplicar esses vestígios por milhares de cartuchos por dia e estamos a falar de algumas toneladas de tinta por ano. Esta empresa australiana encontrou uma solução para reciclar este material, que é usado para asfaltar estradas na Austrália.

A TonerPave reutiliza restos de toner, misturando esta substância de cor preta com óleo reciclado. Isto permite a cada tonelada deste material poupar 600 kg de betume e 400 quilos de areias, reduzindo ainda as emissões poluentes em 270 kg de dióxido de carbono por cada tonelada de TonerPave. Em média, cada cartucho é deitado fora ainda com um nível de 13 por cento, ou seja, cada seis cartuchos usados correspondem a um novo, e 100 cartuchos bastam para substituir uma tonelada de asfalto convencional.

Este produto começou a ser testado em 2010 e foi aplicado pela primeira vez em 2014, numa rua de Sydney, uma das principais cidades da Austrália. Desde então, a TonerPave conseguiu reciclar 20 mil toneladas de cartuchos usados para repavimentar estradas, poupando no custo financeiro e ambiental de produzir asfalto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.