A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) no Tramagal, em Portugal, será neutra nas emissões de carbono já em 2022, alinhando-se com os planos da casa-mãe, a Daimler Truck AG, que ambiciona a total neutralidade carbónica nos locais de produção em 2039. Outras fábricas no Japão seguir-se-ão nesse plano para atingir a neutralidade carbónica em 2039, no limite.

A Mitsubishi Fuso Trucks and Bus Corporation (MFTBC) segue o objetivo da Daimler Trucks & Buses de oferecer apenas veículos neutros em emissões de carbono nas funções de condução (do ‘tanque para as rodas’) na Europa, Japão e América do Norte em 2039. Para tal, pretende eletrificar os seus veículos com uma estratégia ambiciosa: já em 2022 o seu portefólio terá veículos elétricos nas principais regiões de vendas da Europa, EUA e Japão, enquanto em 2027, a companhia quer adicionar os sistemas de pilha de combustível a hidrogénio para que em 2050 tenha transportes neutros em carbono nas estradas em 2050.

Entre esses planos, a fábrica da companhia no Tramagal está em curso para a produção sustentável no final de 2022. Esta fábrica é atualmente o centro de produção para Canter e para eCanter, a versão 100% elétrico na Europa. Com esse fim, as iniciativas naquela fábrica incluem a contratação de energia verde, aumentando também a produção de energia solar no local, a conversão de toda a frota interna e de logística para veículos elétricos, estando também em análise as possibilidades de produção de hidrogénio ‘verde’ com o apoio de painéis solares para substituir gradualmente o consumo de gás natural.

Nos últimos anos, a fábrica de Tramagal conseguiu reduzir as emissões de CO2 de forma progressiva e espera obter um corte adicional de 50% nas emissões em 2021, comparativamente com os valores do ano anterior.

Outras três fábricas da MFTBC situadas no Japão – Kawasaki, Toyama e Nakatsu – seguirão Tramagal para se tornarem neutras em emissões de carbono até 2039, no máximo