M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já existem várias empresas a fazer conversões de automóveis clássicos para trabalharem com motores elétricos, e uma das mais famosas é a Zelectric. Baseada na Califórnia, especializou-se na conversão de carros alemães, como os VW Carocha e Transporter “pão de forma”, os Porsche 911 e 914 ou o Karmann Ghia. E agora a Zelectric está disposta a dar-lhe um dos seus automóveis exclusivos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A marca americana fez uma parceria com a Omaze e com a Planetary Society, e vai oferecer em concurso uma das suas criações exclusivas. Neste caso, trata-se de um VW Carocha, originalmente construído em 1958, e que foi modificado para receber um conjunto de baterias da Tesla, mais eficientes que as baterias que a Zelectric tinha usado até há poucos meses. Com este novo coração, o Carocha tem autonomia para 160 quilómetros (os carros clássicos não têm espaço suficiente para conjuntos de baterias idênticos aos dos automóveis modernos) e a bateria fornecer energia a um motor de 102 cv, três vezes mais que o antigo motor refrigerado a ar construído pela Volkswagen.

O concurso está a ser organizado pela Omaze, onde pode comprar “hipóteses de ganhar”, ao preço de 10 “bilhetes” por dólar, começando nos 10 dólares e 100 “bilhetes”. As doações podem ir até aos 5000 dólares, e o dinheiro vai ser utilizado pela Planetary Society, presidida pelo apresentador televisivo canadiano Bill Nye, para promover a exploração espacial. Em condições normais, o custo do automóvel e da conversão seria de 83 mil dólares (73.500 euros), pelo que é uma boa oportunidade para ter uma clássico que pode circular em zonas antigas das grandes cidades europeias sem o condutor se preocupar com a poluição.

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